Secretário explica projetos da Defesa Civil em Rio do Sul

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve em Rio do Sul na manhã desta terça-feira, 19. Ele apresentou os projetos da Pasta aos moradores, vereadores, representantes de associações e imprensa da região no auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI). O encontro foi promovido por meio de uma moção dos vereadores do município de Lontras.

O autor da Moção, vereador Glauco Kühl diz que o objetivo do encontro foi explicar as obras de mitigação previstas para a região. Para ele, nunca houve tanto investimento como agora. “Um trabalho de prevenção que não era feito nos últimos 30 anos e que agora, nos últimos três anos, tem mostrado resultado. É todo um projeto que precisamos colocar em prática. Estamos no caminho certo, mas os vereadores, prefeitos e comunidade da região precisam se envolver mais”, diz.

A partir da reunião realizada, o vereador entendeu as etapas dos projetos que a Defesa Civil SC trabalha para ser concretizado. Ele também afirmou que vai lutar para que as obras possam sair do papel.

Assim como o vereador, o morador de Rio do Sul, Nilson Schlatter, também saiu mais esclarecido da reunião. Ele, que tem 75 anos, já sofreu com as enchentes na região e agora defende os projetos, pois sabe da importância que eles têm para a mitigação de desastres. “Estamos lutando para que o canal extravasor de Salto Pilão seja realizado. O encontro aqui na AMAVI esclareceu todas as dúvidas. Saio daqui com conhecimento para levar adiante”, resume.

Na audiência, o secretário de Estado da Defesa Civil também explicou sobre o funcionamento das barragens e suas diversas possibilidades para uso, tanto no excesso de chuva como na falta. Sobre as operações, ele falou que hoje o trabalho é realizado com base nas informações dos radares meteorológicos e estudos hidrológicos.