Secretário participa de reunião do CONGEPDEC

Nesta quinta-feira (05) o secretário de Estado da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC), preside a reunião extraordinária do Conselho. O tema principal foi o debate sobre os encaminhamentos da VI Plataforma Regional para a Redução de Desastres nas Américas, realizada em Cartagena na Colômbia e à necessidade do país avançar nas ações e nas políticas públicas de Redução de Desastres.
Além disso, foi debatido o encaminhamento de uma carta do Conselho aos candidatos ao cargo de Presidente da República Federativa do Brasil cobrando a inclusão da temática Gestão dos Riscos de Desastres nos respectivos planos de governo, além do necessário fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Também coloca a entidade à disposição para, juntos, construírem os respectivos planos.

WhatsApp Image 2018-07-05 at 12.22.34

Durante a reunião o Secretário Moratelli realizou a transferência da Presidência do Conselho ao seu vice-presidente, o Coordenador Estadual do Amazonas, Fernando Paiva Pires Júnior. Rodrigo Moratelli deixa a função em razão do anúncio de exoneração do cargo de Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. Ele estava a frente do CONGEPDEC desde 2017 quando foi eleito pelos membros do Conselho, sendo o primeiro presidente não militar eleito.
O Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil é um colegiado composto dos Coordenadores Estaduais e do Distrito Federal de Proteção e Defesa Civil. Os principais objetivos são a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Da mesma forma, a promoção de estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução e outras atribuições definidas em seu estatuto.