Secretário recebe lideranças do interior do Estado.

Na manhã desta terça-feira o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, recebeu o deputado estadual, Jerry Comper, acompanhado de lideranças do interior do Estado para dar encaminhamento às demandas de três municípios catarinenses.

A primeira reunião foi com o prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, que recebeu a garantia da realização das ações necessárias. “A Secretaria está trabalhando de forma incansável, tanto para a normalidade da operação da estrutura, quanto para suprir as demandas sociais que envolvem a situação”, explicou o Secretário ao comentar sobre as ações em busca de recursos para finalizar o canal extravasor,  reforma dos comandos da Barragem e para a realização do estudo socioambiental junto as comunidades do entorno.

WhatsApp Image 2019 04 23 at 13.36.38

Reunião com representantes de Petrolândia. FOTO: Flávio JR ASCOM SDC

Em seguida, o Secretário recebeu moradores da localidade de Barra Nova em Petrolândia, acompanhados do ex-prefeito Erimar José Senen. O Secretário considerou uma excelente oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre desapropriações para a construção da nova Barragem de contenção de cheias. “Estamos na fase de busca de recursos. A Barragem apenas será operada após a conclusão de todas as desapropriações”, garantiu João Batista. Da mesma forma, a SDC se colocou à disposição para realizar uma reunião com a comunidade e expor os detalhes e áreas atingidas pela obra e futura operação da Barragem.

“Estávamos angustiados com a falta de informação, mas depois desta reunião, conseguimos esclarecer algumas dúvidas e recebemos a confirmação da reunião com os nossos moradores”, disse o produtor rural Agon Schiista, que participou da audiência.

O terceiro encontro foi com o Prefeito de Vitor Meireles, Bento Francisco Silvy, que buscou informações sobre o Programa de Kits de Transposição desenvolvido pela SDC.  “É uma ação que busca apoiar municípios atingidos por fenômenos climáticos, na substituição de pontes, ou estruturas comprometidas”,  explicou João Batista.  Segundo ele, a instrução normativa do programa está sendo alterada para ampliar o número de situações que podem receber os kits de transposição. Ainda durante a conversa foram esclarecidas situações que envolvem a Barragem de José Boiteux.

WhatsApp Image 2019 04 23 at 13.36.38 1

Audiência com representantes do município de Vitor Meireles. FOTO: Flávio JR ASCOM SDC

A última reunião foi com vereadores do Município de Pomerode que também buscaram informações sobre os kits de transposição ou outras ações em apoio aos municípios. “Estamos buscando novos focos dentro da SDC”, destacou o Secretário da Defesa Civil. Ele completou que a educação é de fundamental importância para a preparação dos catarinenses. “Além da educação vamos intensificar o apoio técnico na elaboração de planos de trabalho e na busca de recursos junto ao Governo Federal para obras de prevenção nos municípios”, finalizou.

Para o deputado Jerry Comper, a união de todos é a base do fortalecimento regional. “Tenho que agradecer a dedicação do secretário da Defesa Civil, João Batista e principalmente a todos que nos procuram para encontrarmos o melhor para as nossas comunidades” resaltou.

Já no período da tarde, a conversa foi com o deputado Estadual Marcius Machado, que acompanhado da prefeita do município de Vargem, Milena Lopes, buscou informações sobre os kits de transposição. Na próxima semana serão instalados no município dois kits e hoje a prefeitura entregou a solicitação de mais uma estrutura, o pedido sendo avaliado pela SDC.