Semana de sol e temperaturas baixas em Santa Catarina

Depois de muita chuva a semana será marcada pela presença de sol. A frente fria que causou estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já deu lugar a uma massa de ar frio que atua no estado, deixando as temperaturas baixas e o tempo seco durante boa parte da semana, as mudanças só estão previstas para sexta-feira(19/09).

As pessoas que foram afetadas pelas chuvas e o granizo nos últimos dias terão uma trégua para calcular e recuperar os prejuízos causados. A previsão é de que o tempo permaneça estável, pois a massa de ar seco que já está no estado deve influenciar o tempo durante toda a semana, com isto o sol predomina com exceção do Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde as nuvens ficam mais presentes, podendo ocorrer chuva isolada no período noturno.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Francine Gomes, as temperaturas máximas até a quarta-feira(17/09) variam em torno dos 18°C no Planalto e dos 22°C no restante do estado e devem se elevar somente após a quinta-feira(18/09). Em São Joaquim, no Planalto Sul e nas áreas mais altas do Oeste e Meio-Oeste as temperaturas mínimas nos próximos dias ficam abaixo dos 5°C, podendo ocorrer geada na madrugada.

“As mudanças no tempo só ocorrem na sexta-feira quando uma nova frente fria, em formação no Rio Grande do Sul, começa a modificar o tempo no estado catarinense”, afirma Francine. Para maiores informações acompanhe a previsão do tempo da Epagri/Ciram durante a semana.
 
Janaína Laurindo – Graduanda de Jornalismo e Técnica de Meteorologia