Semana Nacional de Redução de Desastres é marcada com ações em Santa Catarina

foto_m_55372

Duas ações para marcar a Semana Nacional de Redução de Desastres, comemorada de 10 a 15 de outubro, e o dia Internacional de Redução de Desastre, neste dia 12, foram organizadas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. Na primeira, nesta terça-feira (11), o governador Raimundo Colombo fez a entrega dos certificados de adesão à Campanha Mundial para a Redução de Desastres – Desenvolvendo Cidades Resilienses aos municípios de Lages e Araranguá.

Foto: Antonio Carlos Mafalda – SECOM

A Campanha foi criada pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (Eird) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para 2011, a meta é atingir mais de mil cidades participantes. Até o momento, são 752 municípios em todo mundo.

Santa Catarina é o único estado brasileiro que integra a campanha com oito cidades. Além de Lages e Araranguá, outros seis municípios já receberam os certificados: Rio do Sul, Tubarão, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul. Conforme o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, a Secretaria está trabalhando para credenciar outras cidades catarinenses para a campanha mundial. Para aderir, o município precisa apresentar uma carta de interesse, assinada pelo prefeito, e desenvolver os dez itens essenciais sugeridos pela ONU, como ações de prevenção junto às comunidades, nas escolas, mapeamentos, e pesquisas que contribuam para a proteção da população do Estado. A campanha é o tema principal das atividades da Semana de Redução de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

"A semana é uma mudança de comportamento. Nós temos que colocar e insistir que a redução de desastres no mundo inteiro e, principalmente, em um país como o nosso é necessária", afirmou Althoff, lembrando que esse tipo de mobilização é fundamental para a interação com as comunidades para a redução dos desastres.

O governador Raimundo Colombo conheceu o projeto inovador "Alarme contra enchentes", que foi idealizado por alunos da Escola Estadual Ruy Barbosa, de Timbó. Os alunos Guilhermo Maass, Charles Benzi e Brayon Pieske, do 3º ano, apresentaram o projeto que foi criado em novembro de 2008, quando a região do Vale do Itajaí foi atingida pela catástrofe. Essa segunda ação que marca a Semana Nacional de Redução de Desastres tem o objetivo de monitorar um local de risco, enviando um sinal sem fio para a central que aciona um dispositivo luminoso e sonoro. O trabalho já foi anteriormente apresentado para os colaboradores da Defesa Civil Estadual. "Temos muito orgulho desses alunos que criaram o mecanismo das enchentes. É necessário reconhecer os méritos e os resultados, estimulando e valorizando esses trabalhos criativos", disse Colombo.

Fonte: Secom/SC