Seminário discute percepção de risco, planejamento e gestão de desastres

logo

Nesta quarta-feira (23), inicia o I Seminário de Gestão de Riscos e Desastres, das 8 às 19 horas, no auditório C do Campus Unisul na unidade Pedra Branca, em Palhoça. A proposta do encontro é aproximar a prática da Defesa Civil com a academia, propondo ações que visem à compreensão do gerenciamento de riscos e desastres aos profissionais especializados na área.

O evento faz parte da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil e é organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com o apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. 

O seminário deve focar em temas como percepção de risco, planejamento e gestão de desastres, assim como a inserção e atribuições dos campos como engenharias, geografia, comunicação e serviço social na atuação em Defesa Civil. A abertura oficial ocorre às 8h30. Em seguida, acontece o painel sobre Percepção de Risco, mediada pela gerente de capacitação, pesquisas e projetos da Secretaria, Regina Panceri. A discussão conta com o professor da Universidade Regional de Blumenau, Juarez Aumond, especializado em geologia, e a mestre em análise de risco pela King’s College de Londres, Andréia Piazza. 

Pela tarde, às 13h30min, haverá a mesa redonda sobre inserção profissional na Defesa Civil. Estarão presentes para o debate: o engenheiro e Gerente de Restabelecimento, Fernando Toppan Rabelo, e a assessora de comunicação da Secretaria, Fabiane Pickusch Costa; o assistente social da Prefeitura Municipal de Ilhota, Rosi Voltolini; o professor  Giovani de Paula da Unisul; e os coordenadores das Unidades de Articulação Acadêmica (UnA) da Unisul, Luciano Bittencourt, Anelise Leal Vieira Cubas e Áureo dos Santos.

O diretor de resposta aos desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil, o major Aldo Baptista Neto, irá ministrar, às 16 horas, uma palestra mostrando as principais técnicas para planejamento e gestão de desastres, nas etapas de preparação, assistência, logística e reabilitação. Para finalizar o evento, às 19 horas, ocorre uma oficina sobre abordagem sócio-técnica com famílias, organizada pela Prof. Dra. Darlene de Moraes Silveira.                            

[Confira aqui, a programação completa da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil]