Seminário em Gaspar aborda situação da criança e do adolescente em desastres

icomgasparO diretor da Defesa Civil Estadual, Márcio Luiz Alves, participou nesta quarta-feira (7), em Gaspar, do Seminário de Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Emergência, promovido pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), com apoio do órgão estadual. A capacitação está sendo realizada nas quatro cidades escolhidas pela instituição conforme os efeitos das fortes chuvas do desastre de 2008 e pretende treinar assistentes sociais, psicólogos e agentes de Defesa Civil na segurança de crianças e adolescentes após eventos adversos.

A comunidade, afirma Alves, deve estar preparada e mobilizada para atuar e responder situações de emergência. “Por isto este treinamento é importante e o material aqui distribuído é inédito no Brasil”, destaca, referindo-se ao Guia de Proteção de Crianças e Adolescente, o qual compila informações sobre a vulnerabilidade da infância e como atender crianças e adolescentes durante uma situação de desastre. Na ocasião, o diretor da Defesa Civil ainda explanou sobre mudanças climáticas e vulnerabilidade. “A ONU diz que as mulheres e crianças são as mais vulneráveis em uma situação de emergência”, garante.

Para a coordenadora-geral do Icom, Lucia Dellagnelo, a iniciativa é pioneira no processo de estudar o comportamento de crianças e adolescentes na situação de emergência devido a eventos adversos. “Além de apresentar sintomas e os efeitos de uma tragédia no psicológico infantil, tratamos dos direitos da criança e do adolescente perante uma situação de emergência”, explica.

O curso durou toda a quarta e contou ainda com a exibição do filme-documentário da Defesa Civil Estadual, Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar, o qual integra projeto de mesmo nome do órgão. Além de Gaspar, o curso já ocorreu em Itajaí e ocorrerá no próximo dia 13, em Florianópolis, e dia 21, em Blumenau.

Participaram também da abetura do curso os coordenadores municipais de Defesa Civil de Gaspar, Mari Ines Theiss; e de Ilhota, Paulo Drum; além do secretário de Desenvolvimento Social de Gaspar, Edinei de Souza, e a vice-prefeita do município, Mariluce Rosa.