Seminário Nacional de Defesa Civil 2019

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) promove, nos dias 30 e 31 de maio, o Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD). O evento será realizado no auditório C da UNISUL, Campus Pedra Branca, em Palhoça. O principal objetivo é debater o grau de impacto das mudanças climáticas no desencadeamento de desastres, tais como as estiagens, incêndios florestais e eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. Da mesma forma a importância da adoção de práticas de inteligência e segurança que minimizem os efeitos, dinâmicas sócio econômicas e a vulnerabilidade social dos eventos citados.

WhatsApp Image 2019 04 30 at 17.23.19

Durante o seminário serão realizados debates e a exposição de cases, práticas e lições Aprendidas. O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico como a SDC, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense ( IFC), Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD).

A iniciativa é destinada à acadêmicos, professores, pesquisadores, agentes de defesa civil, bombeiros, policiais, voluntários, e todos os interessados pela temática de redução de risco.

Incrições podem ser realizadas no link: http://hoje.unisul.br/eventos/seminario-nacional-de-protecao-e-defesa-civil/

O Seminário vai contar com a participação de grandes nomes da área. Dentre eles:

Dra. Venisse Schossler : Doutora em Geociências, pesquisadora associada ao Instituto Nacional da Ciência e Tecnologia da Criosfera, Centro Polar e Climático da UFRGS.

Prof. Emanuel Renato Sousa de Oliveira: Mestrado em Master of Science in Technology-enhanced Forest Fi pela Universidad Politécnica de Madrid(2015).

Dr. Fillipe Tamiozzo P. Torres: Pós-doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.

Dr.José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra: Doutor em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária.

Dr. Alberto de Sampaio Ferraz Jardim Sayão: Doutorado em Engenharia Geotécnica na University of  British Columbia, Canadá (1989). Professor associado da PUC-Rio e secretário Geral da ANE – Academia Nacional de Engenharia.

Dr. Palestrante Evandro Moraes da Gama: Doutorado em Mecanique Des Roches Geologie de L Ingenieur – Institut  National e Polytechnique de Lorraine Nancy (1986). (2016) Professor Titular do Curso de Graduação e Pós Graduação em Engenharia de Minas da UFMG.

Cel RR CBMSC João Batista Cordeiro Júnior: Secretário de Estado da Defesa Civil.

Cel. Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior: Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina.

DIA 30/5 (QUINTA)

8:00 às 11:00 – CREDENCIAMENTO

9:00 às 9:30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA

9:30 às 10:15 – PALESTRA DE ABERTURA