Seminário para Troca de Experiências do projeto JICA reúne 200 participantes

 dsc06853

O III Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres realizado na quinta-feira (08) reuniu 200 participantes, entre agentes de Defesa Civil, especialistas, universitários, bombeiros e representantes de entidades municipais e do Estado, no auditório da Epagri. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da Comissão de Estudo Preparatório da Bacia do Rio Itajaí, da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.

Durante todo o dia aconteceram nove palestras, entre elas, Sistema Estadual de Defesa Civil; Formulação do plano diretor de medidas para a prevenção de enchentes, características de enchentes e medidas de prevenção; tecnologias, sistema de alerta; além de experiências do estado de São Paulo e do Japão.

Participaram da abertura do evento o assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Luis Carlos Pacheco; o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; o presidente da Fapesc Sergio Luiz Gargioni; o chefe da equipe JICA no Estado Minoru Ouchi; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável Rui Antunes da Cruz; coronel José Mauro da Costa representante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina; e Pedro Roberto Abel diretor de patrimônio, representante da Secretaria de Estado da Administração. O deputado estadual e presidente da Comissão de Proteção Civil da Assembleia Legislativa, Kennedy Nunes, também participou do evento.

As apresentações dos palestrantes podem ser acessadas em Links importantes, no espaço JICA. [ACESSE AQUI]

Projeto JICA
O Governo do Estado assinou em novembro de 2009, com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, o Termo de cooperação para a realização de estudos preparatórios para o “Projeto de Prevenção de Desastres e Medidas Mitigadoras para a Bacia do Rio Itajaí”, após a calamidade ocorrida no Vale do Itajaí em novembro de 2008. No âmbito desta Cooperação está prevista a troca de experiências, bem como o repasse de tecnologias para as equipes estaduais e municipais.