Seminário Regional de Criciúma atrai público de 150 pessoas

IMG 08011.jpgg

Pelo menos 150 pessoas participaram nesta quarta-feira (21) do Seminário Regional da Defesa Civil Estadual em Criciúma. Gestores públicos, profissionais da área da Defesa Civil, bombeiros, policiais militares e civis das regiões da AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera que representam 27 cidades, estão recebendo esta capacitação.

Entre os temas debatidos, os procedimentos administrativos e jurídicos, a gestão de risco e desastre e a gestão de desastres. Para o secretário Milton Hobus, além de capacitar os municípios, também a estruturação das defesas civis municipais é urgente. “Não podemos mais ficar às cegas, precisamos dar ao cidadão informações sobre a iminente chegada de eventos climáticos adversos, para isso estamos entregando kit’s básicos de defesa civil nos 295 municípios catarinenses”, enfatizou.

Os kit’s básicos de Defesa Civil anunciados pelo secretário são compostos por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também serão entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

No total serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos. Entre os temas abordados, os procedimentos administrativos e jurídicos, a Gestão de Risco e Desastre e Gestão de Desastres.

Nesta quinta-feira (22), a equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil segue para o município de Tubarão. O encontro será realizado na sede da AMUREL – Associação dos Municípios da Região de Laguna que abrange 17 municípios.

Seminários Regionais de Defesa Civil

Auditório da AMUREL