Serviços e soluções catarinenses são apresentados em evento da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) participou, nos dias 1º e 2 em Brasília, do evento que reuniu as agências do Governo Federal e de estados que atuam no monitoramento e alerta. Foram convidadas cerca de 16 entidades produzem produtos na área da sismologia, acidentes biológicos e químicos, saúde, geologia e meteorologia. O foco foi promover integração dentro da proposta de atuar de forma horizontal enquanto sistema federal, em alinhamento com a atual estratégia gestão da Defesa Civil Nacional.

“Quando falamos de Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, se tem o entendimento muito claro de que é o Sistema vertical. Mas quando se fala no Federal, Estadual ou Municipal são sistemas horizontais que desenvolvem suas atividades de forma conjunta e cooperada para os mais diversos fins e entre as diversas instituições públicas”, explicou o chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto, que representou Santa Catarina e expôs a lógica de atuação da DCSC. Segundo ele, o evento foi importante pois foi possível apresentar as evoluções alcançadas nos últimos anos pela DCSC.

Durante o evento foi apresentado o Portal de Informações de Riscos e Desastres (PRD), utilizado pelo Governo Federal e pela Defesa Civil Nacional, que vai fazer a junção de todos os produtos das agências que participaram no encontro. As informações serão disponibilizadas para os gestores federais e estatuais para que as ações, além de serem integradas, tenham celeridade e assertividade. Foram cerca de 200 participantes na forma virtual e presencial.

Em território catarinense é desenvolvida a formação de rede entre as estruturas de Estado. Este trabalho é conduzido, orientado e facilitado pela DCSC que busca a junção de produtos e serviços das mais diversas instituições. “Nós trabalhamos com as agências federais e estaduais para a produção de produtos que atendam as necessidades dos municípios. Encaramos esse desafio para fornecer os melhores produtos para a população, desenvolver estratégias de alarme e melhor difundir as informações”, comentou Neto.

Reunião com o secretário Nacional de Defesa Civil. Divulgação.

Audiências em Brasília

Aproveitando a presença na Capital Federal o chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto, teve audiência com o secretário nacional de proteção e defesa civil, Alexandre Lucas Alves, onde solicitou a ampliação da estratégia Federal para o enfrentamento a estiagem. Atualmente, com a parceria com o Governo Federal são ofertados para os municípios em situação de emergência pela estiagem cinco tipos de produtos e serviços. Através da DCSC podem ser encaminhados galões de 5 litros para a população, tanques para aumentar a reservação de água nas propriedades e o kit para o transporte de água. Já através do Governo Federal, após o reconhecimento da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, é possível o fornecimento de cestas básicas para garantir a segurança alimentar do produtor rural e combustível para o transporte de água para as comunidades.