Simulado de desastres mobiliza comunidade em Blumenau

dsc07384

O alarme que avisava aos moradores da comunidade do bairro Velha Pequena, em Blumenau, para deixarem suas casas devido à confirmação de chuvas fortes e riscos de escorregamentos, soou às cinco horas da manhã de sábado (26), e marcava o início do Simulado de desastres organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil Estadual e do município.

Aproximadamente 150 moradores e outros 150 profissionais de diversas entidades participaram da atividade que seguiu até o meio dia, com o objetivo principal de treinar a comunidade de como agir em uma situação de desastre.

A moradora Joseane Mara Coutinho, da Rua Otto Metzner, passou pelos desastres de novembro de 2008 e de setembro de 2011. “Toda informação e instrução é válida. Na hora da catástrofe a gente fica desesperada. Receber informações de como agir nessas horas é importante para agirmos com razão e até a entender a função da defesa civil durante essas situações, quando nos pedem para deixar nossas casas” disse a participante do Simulado.

De acordo com o diretor de respostas aos desastres da Secretaria Estadual de Defesa Civil, major Aldo Baptista Neto, o objetivo do Simulado foi atingido em Blumenau. “As pessoas contribuíram com a ação e tivemos boa aceitação da comunidade. A intenção é criar a percepção do risco e mostrar que vidas podem ser salvas se agirmos com antecedência diante de uma situação de desastre” destacou. Neto também disse que a ideia é levar o treinamento para outras cidades do Estado.

Na programação do Simulado, além da retirada dos moradores e o direcionamento para o abrigo, foi realizado o cadastro das famílias; palestras e orientação de convivência em um abrigo, informações sobre a distribuição de cestas básicas; como ajudar os animais de estimação; atividades com as crianças; atuação da equipe de geólogos; e ainda, as forças tarefas do Corpo de Bombeiros e do SAMU no resgate de três vítimas de soterramento. A última atividade da manhã foi a avaliação dos resultados entre as entidades envolvidas no treinamento.

O menino Lucas Henrique Moreira dos Santos, de 12 anos, participava das atividades com as crianças e foi uma das que se manifestou quando a educadora perguntou se elas sabiam porque estavam lá, participando da ação. “A gente está aqui para aprender o que fazer quando uma chuva forte atinge nossas casas” falou. Durante todo o Simulado, os profissionais da defesa civil de Blumenau tratavam da prevenção e preparação aos desastres com as crianças, entre uma brincadeira e outra.

Os técnicos das defesas civis dos municipios de Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Jaraguá do Sul, Gaspar, Ilhota, Palhoça, São José e Brusque também acompanharam o Simulado. As defesas civis foram convidadas a participar, pois integram uma lista de municípios brasileiros com os maiores registros de ocorrências de enchentes e escorregamentos no país.

Blumenau
Segundo informações da defesa civil municipal, de 1850 a 2011, Blumenau registrou 86 desastres causados pelas chuvas. Entre eles, o maior ocorreu em 1880, quando o rio atingiu a marca de 17,10 metros acima do nível. O mais duradouro foi em 1983, foram 32 dias de enchente com a marca de 15,36 metros e 36 mortes. Em 1990 foram 21 mortes. Em 2008 foram 3.000 pontos de escorregamentos e 24 mortes, sendo seis no bairro Velha Pequena. Em 2011, o município teve 300 registros de escorregamentos e sem o registro de óbitos.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br

simulado_blumenau_4 simulado_blumenau_10  simulado_blumenau_1
 simulado_blumenau_2  simulado_blumenau_3  simulado_blumenau_7