Simulado de Produtos Perigosos é realizado em Mafra

Um acidente de trânsito na Br 116, envolvendo um ônibus, dois carros e um caminhão carregado com diesel, foi o cenário do Simulado Regional de Resposta a ocorrências com produtos perigosos realizado em Mafra no Planalto Norte catarinense. O treinamento foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e Defesa Civil, e envolveu 16 órgãos e entidades. Atuaram no total 64 profissionais de diversas áreas, além dos técnicos dos hospitalares e de pronto atendimento da Região.

WhatsApp Image 2019 07 04 at 20.16.17

Cenário do Simulado na Br 116 em Mafra. Foto: CBMSC

Dentro do quadro simulado, os órgãos de emergência foram acionados por volta das 14 horas e em menos de cinco minutos as primeiras viaturas iniciaram o atendimento. No local 25 vítimas, com os mais diferentes quadros, aguardavam socorro. Após o atendimento adequado foi realizado o encaminhamento para as unidades hospitalares e de pronto atendimento de Mafra e Rio Negro.
Foram empregadas no simulado 29 viaturas para as mais diferentes finalidades, como ambulâncias, caminhões de Busca Resgate e combate a incêndios, dois drones, dentre outros recursos.

WhatsApp Image 2019 07 04 at 20.16.08

 

Equipamento de proteção para operação com produtos perigosos. FOTO: CBMSC

“O evento foi um sucesso e comprovou a capacidade de resposta dos órgãos da Região”, comentou o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, os simulados são importantes para qualificação dos profissionais garantindo a qualidade e eficiência do atendimento prestado e também a integração das equipes que atuam na resposta a este tipo de ocorrência.