Simulado de vazamento de gás é realizado

A Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com diversas entidades, realizou nesta semana o simulado de resposta para um atendimento de rompimento de gasoduto e vazamento de gás. O treinamento ocorreu na estação de recalque  da empresa TBG-GASODUTO BOLIVIA/BRASIL, na comunidade Guarda Margem no município de Tubarão. O local foi escolhido devido a grande densidade populacional nas proximidades da estação, considerada a maior concentração de moradores no entorno de uma estação de gás no País. A iniciativa reuniu 65 pessoas e teve o objetivo de preparar as entidades para situações de emergência.

Para aumentar a realidade da ação os órgãos foram acionados através dos telefones de emergência. Chegando ao local os profissionais formaram o “Sistema de Comando de Operações” (SCO)  e deram inicio ao atendimento, começando com o Posto de Comando,  isolamento de vias, identificação de Áreas de Espera, Ponto de Observação, abertura de abrigos e definição devias de fuga para a população sair da área de risco com segurança.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 18.44.23

O simulado contou com a participação de diversos órgãos. Divulgação

Os participantes trabalharam em conjunto para a solução do vazamento do duto. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina atuou na prevenção com a montagem de linhas de ação (mangueiras) realizando uma cortina de água que propicia o direcionamento do gás protegendo as equipes em situações reais. Após o exercício simulado de contenção do vazamento e a substituição de dutos a operação foi encerrada.

O Simulado foi importante para a sensibilização da população em relação a forma de evacuação em situações de emergência.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 18.44.39

Abertura de abrigo para a população. Divulgação

O evento contou com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Tubarão,  Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Exército, Possebon Engenharia, Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação, Fundação de Desenvolvimento Social, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (FUNAT), TBG, SC-GAS, Sociedade Civil Organizada, voluntários e Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Também integraram o simulado as defesas civis municipais de Tubarão, Imbituba, Predras Grandes, Araranguá, São Martinho e Treze de Maio.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 18.44.33

Posto de Comando do simulado. Divulgação