Sistema de prevenção de desastres será lançado em Rio do Sul

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, realizam nesta terça-feira, 19, a entrega da ordem de serviço para a compra do radar meteorológico de Santa Catarina e o lançamento do Sistema de Prevenção de Desastres do Estado. O ato será no Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul, a partir das 16h.

No evento, que deve contar com prefeitos e secretários de Estado, a Defesa Civil fará a apresentação das funcionalidades do radar meteorológico que será instalado no Alto Vale do Itajaí.O equipamento será capaz de prever mudanças climáticas, observar a localização, deslocamento e intensidade de precipitações como chuvas e granizo e todos os eventos ligados a meteorologia. Para o secretário Milton Hobus, a população precisa de informação, e a tecnologia pode ser uma grande aliada na melhoria da qualidade de vida das pessoas.Hobus vai aproveitar o encontro para conversar com os prefeitos sobre a necessidade de implantação de uma estrutura mínima de Defesa Civil em cada município para que as informações emitidas pelo sistema de radar e pelo sistema de monitoramento e alerta possam ser úteis na prevenção de desastres. “As pessoas precisam ter informações antes dos desastres, precisam se prevenir para minimizar prejuízos”, ressaltou Hobus.

Além disso, serão apresentadas as obras de prevenção de cheias do Alto Vale que compreendem a construção de oito barragens, sete na região do Alto Vale do Itajaí, e uma delas no município de Botuverá.Também fazem parte do plano de prevenção, obras de alteamento das barragens Sul de Ituporanga e Oeste de Taió, o melhoramento do canal do rio Taió e dos rios Itajaí e Itajaí-Mirim , com alargamento e desassoreamento das calhas.

Serviço:

O quê: Entrega da ordem de serviço para a compra do radar meteorológico de Santa Catarina e lançamento do Sistema de Prevenção de Desastres do Estado

Onde: Rua Herculano Nunes Teixeira, 105, Parque Universitário Norberto Frahm, Rio do Sul
Quando: terça-feira, 19, às 16h

Informações adicionais: