Sobe o número de municípios do Extremo-Oeste que decretaram situação de emergência

10027

                                                                                             Foto: Divulgação

Campo Êre é o quarto município a decretar situação de emergência junto a secretaria de Estado da Defesa Civil. A forte chuva que ocorreu no período de 08 a 13 de março  com acumulado de 360 mm de chuva provocou alagamentos em vários bairros e localidades rurais. No interior do município houve transbordamento de córregos e rios, causando grandes prejuízos ao sistema viário. Houve problemas com pontilhões e bueiros. As estradas de acesso às propriedades também foram danificadas. As chuvas provocaram prejuízos nas lavouras, especialmente nas culturas de soja e milho que estão em fase de colheita, inclusive o transporte de cereais e da produção de leite foram afetados.

De acordo com dados fornecidos pelo município, no perímetro urbano, o sistema de drenagem não conseguiu absorver a quantidade de água acumulada provocando o entupimento de bueiros e inundações, invadindo o interior de residências e lojas comerciais.

Os municípios de Palma Sola, Romelândia e Guarujá do Sul decretaram situação de emergência também em decorrência das fortes chuvas. Nos três municípios a água invadiu diversas casas e prédios públicos.

O decreto de Romelândia foi anunciado após uma análise que a Defesa Civil Municipal fez sobre a situação da cidade. A ponte sobre o Rio Sargento, que liga Flor do Sertão a Romelândia, ficou submersa, impedindo a passagem de moradores que não conseguiam sair da cidade. Ao todo, três pontes tiveram os acessos interrompidos por causa da chuva.

Já em Palma Sola a situação foi mais grave. Pelo menos 700 propriedades rurais foram afetadas. Os agricultores da região perderam praticamente toda a lavoura. Além disso foram notificadas quedas de barreira em alguns pontos. No total 3.750  pessoas foram afetadas no município.