Temporal e vendaval causam estragos em Joinville e Herval do Oeste

Um forte vendaval com chuva atingiu Joinville, Litoral Norte do Estado, na tarde da última segunda-feira (8), e Herval do Oeste, no Meio-oeste catarinense, provocando destelhamentos, quedas de árvores, pontos de alagamentos e deslizamentos. Em Joinville, a Defesa Civil do município registrou 480 residências danificadas e 1.180 pessoas deslojadas. No Meio-oeste, não há desabrigados ou desalojados, mas a chuva forte denificou 70 casas e Herval do Oeste decretou Situação de Emergência.

No Litoral Norte, o temporal com ventos de até 100km/h derrubou árvores e prejudicou a rede de energia elétrica na maioria dos bairros da cidade e o sistema de comunicações, segundo a Defesa Civil do município.

Na manhã desta terça-fiera (9), o diretor da Defesa Civil Estadual, Márcio Luiz Alves, vistoriou o município para avaliação dos estragos. Segundo ele, Joinville ainda registrou descargas elétricas e queda de granizo. Ainda na segunda-feira, o órgão estadual liberou dez rolos de lonas plásticas ao município, o que representa cerca de 6 mil metros quadrados do material.

Os bairros da área urbana afetados foram Aventureiro, Iririú, Jardim Iririú, Boa Vista, Costa e Silva, Espinheiros, Vila Nova, Jardim Sofia, Comasa, Santo Ant&omio, Pirabeiraba e Bom Retiro.

Conforme informações da Epagri/Ciram, a entrada da frente fria provocou chuva forte no Oeste, em Joaçaba (70mm); no Meio-oeste, em Curitibanos (56,8mm); no Alto Vale do Itajaí, Rio do Campo (67,4mm) e em Joinville (75,8mm). O órgão ainda registrou a ocorrência de granizo em Videira, além de Joinville.