Terça-feira com declínio acentuado de temperatura e previsão de neve no Planalto Sul

No decorrer da terça-feira, uma intensa massa de ar polar avança pelo estado, declinando acentuadamente as temperaturas. A mínima do dia deve ocorrer no período noturno.

Fonte: Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br)

A umidade, associada a um ciclone extratropical no Litoral do RS, e frio que está chegando favorecem a condição de neve nos municípios mais altos do Planalto Sul, como Urupema, Urubici e São Joaquim, onde a temperatura estará próxima de zero grau e até mesmo negativa, entre a tarde de terça se estendendo até o início da manhã de quarta-feira. Na serra gaúcha e em pontos isolados do Meio Oeste catarinense também pode ser registrado o fenômeno, porém a chance é bem menor.

Nas madrugadas de quarta e quinta-feira, o ar seco e frio será responsável por geada ampla nas áreas altas do estado. Vale ressaltar que no Oeste e Meio, o frio intenso com formação de negra. Este fenômeno acontece quando o frio é intenso com temperatura negativas, mas o vento é forte e constante, evitando a formação de geada branca bem comum nas áreas mais altas do estado. A seiva das culturas congela e o caule estoura, murchando nos dias seguintes.

Nas madrugadas, há condições de fechamento de pista por causa da formação de gelo, especialmente na Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco.
           
Curiosidade: A sensação térmica no início desta terça-feira foi de 0° em Campos Novos, -1°C em Novo Horizonte, -6°C em São Joaquim, -9°C em Urubici, e entre 6 e 8°C em Laguna e Florianópolis. O resultado deste cálculo leva-se em consideração a velocidade do vento (que atingiu a casa de 60 a 100km/h) e a temperatura do ar que variou entre 2 a 10 graus.
 
Marcelo Martins e Gilsânia Cruz  – Meteorologistas