Transporte de respiradores para o interior do Estado.

Uma grande operação de logística foi organizada pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, para o transporte de 100 respiradores que foram fabricados em Jaraguá do Sul pela empresa WEG. A ação teve início na última quarta-feira (28) e contou com o apoio da empresa Tranasville, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMSC) e guardas municipais dos municípios envolvidos.

Os primeiros equipamentos foram entregues em Joinville e Itajaí, vinte (20) para o Hospital São José, e outros dez (10) para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. Os respiradores restantes foram levados para o Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, em São José.

Nesta quinta-feira (28) uma nova etapa foi realizada com o apoio de pilotos voluntários do Aeroclube de Santa Catarina, do Batalhão de Operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (BOA) e equipes em solo. No total foram transportados dez (10) respiradores para  Chapecó, 14 para Lages, dez (10) para Brusque e outros dez (10) para o município de Timbó.

Transporte de respiradores realizado pelo Aeroclube de Santa Catarina. Divulgação.

“A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) está dando todo o apoio necessário para a Operação de combate ao coronavírus. O transporte é um dos resultados dos trabalhos realizados pelo Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), formado por representantes de toda a estrutura do Governo do Estado, que recebe as demandas da Operação e busca as soluções agilizando a resposta para as situações enfrentadas”, comentou o Chefe da DCSC. Segundo ele, a utilização de aeronaves agiliza a entrega evitando a necessidade de escolta nas rodovias.

A operação continua na sexta-feira (29) quando dez (10) ventiladores serão entregues em Criciúma, no Hospital Materno Infantil, com o apoio logístico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Já para o município de São Miguel do Oeste serão encaminhados dez aparelhos que serão transportados pelo Aeroclube de Santa Catarina.

Montagem de respiradores em Chapecó. Divulgação.