Três municípios catarinenses decretam Situação de Emergência por causa do frio intenso

A Secretaria de Estado da Defesa Civil informa que três municípios catarinenses decretaram Situação de Emergência devido ao frio intenso, que atinge o Estado nas últimas duas semanas. Decretaram Situação de Emergência: Urubici e Bom Jardim da Serra na região serrana; e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. 

O município de Urubici informou que toda a população foi afetada pelo frio intenso: 10.802 pessoas, sendo que 564 estão enfermas em decorrência do frio. Em José Boiteux 3.400 pessoas atingidas, em especial as comunidades indígenas que pertencem ao município. As principais comunidades atingidas são de Quilombola, Caminho Tatu, Cafuza, Caçador, Volta Grande, Wiegand e do Centro.

Para José Boiteux, a Secretaria Estadual por meio da diretoria de Resposta aos Desastres, encaminha 100 colchões e 200 cobertores para atender as pessoas afetadas.  O secretário Geraldo Althoff esteve no município na quinta-feira (07) e foi informado da situação das comunidades. A diretoria de Repostas ainda verifica a possibilidade em atender as comunidades com roupas e calçados. Segundo a coordenadoria de Defesa Civil do município, as roupas serão destinadas para 1.200 crianças de 0 a 14 anos e 455 idosos.

Previsão
Segundo o Epagri/Ciram, o frio intenso em Santa Catarina persiste até o sábado (09). Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, o frio ainda será intenso no estado com temperaturas próximas de zero grau e negativas, e formação de geada. No Litoral e Vale do Itajaí, as temperaturas vão variar entre 0ºC e 6ºC. No Planalto Norte e Sul, a mínima deve variar entre -4° e 0°C. No Oeste e Meio Oeste, entre -2 e 4°C. A boa notícia, segundo os meteorologistas, é que entre o domingo e a próxima semana, as temperaturas estarão mais elevadas no estado devido ao afastamento desta intensa massa de ar frio, responsável por uma semana inteira de temperaturas baixas em SC.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

Secretaria de Estado da Defesa Civil