Unidade móvel de comando já está em uso

8820ea2a-b859-4562-a736-0e728afe4270

A unidade móvel de comando da Defesa Civil Estadual iniciou suas operações esta semana,  com a função de auxiliar em atividades de prevenção no transporte de Produtos Perigosos. O primeiro município que contou com a fiscalização preventiva foi Jaraguá do Sul, na terça-feira, 12. No segundo dia, 13, a Defesa Civil utilizou o reforço em operação de fiscalização preventiva em Barra Velha, no posto da Policia Rodoviária Federal. Já na quinta-feira, 14, a ação ocorreu no posto da Policia Militar Rodoviária, em Blumenau.

A fiscalização aconteceu no decorrer do dia, durante três dias, e contou com 28 profissionais capacitados de diversas instituições que atuam em prevenção. Durante as atividades foram vistoriados 85 veículos de transporte de produtos perigosos, e desses 55 veículos foram autuados.

Segundo o Gerente de Gestão de Produtos Perigosos, Almir Vieira, a primeira experiência com a unidade móvel foi mais que satisfatória, visto que não há mais a dependência da utilização de uma estrutura fixa. “As atividades de fiscalização preventivas podem ser feitas em qualquer lugar da rodovia, onde há um trafego intenso de produtos perigosos com a possibilidade de ocorrer acidentes”, destacou.

No momento, a unidade móvel vai auxiliar nas operações de produtos perigosos. Em situações de crise com produto perigoso, vai se deslocar para a região para prestar o auxílio necessário. Em 2017, quando o Centro Integrado de Gestão de Ricos e Desastres – Cigerd- estiver em operação, o veículo estará ingregrado ao Cigerd e servirá como centro de comando móvel. Durante um evento adverso severo, ela poderá se deslocar para qualquer região do Estado para auxiliar a equipe local o tempo que for necessário.