Urupema registra a menor temperatura do ano em Santa Catarina

A quarta-feira (15) amanheceu gelada em Santa Catarina devido a entrada de uma massa de ar frio e seco, de origem polar que favoreceu as temperaturas baixas na madrugada e início da manhã. O fenômeno foi responsável pelos registros negativos e a formação de geadas em áreas do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Em algumas cidades foi o amanhecer mais frio registrado neste ano. Em Urupema os termômetros marcaram -8,1°C, recorde de temperatura mais baixa de 2020 no Estado. Até então o menor registro foi de 6,8°C na cidade de Bom Jardim da Serra, registrado no dia três de junho. O amanhecer nas regiões do Meio Oeste e Litoral Sul também foi mais gelado.

 

Praça de Urupema. Foto:  Marleno Muniz, Defesa Civil de Urupema.

Em Curitibanos a temperatura mínima foi de -5,0 °C, em Fraiburgo -3,0 °C e em Caçador foi 2,0 °C. No Litoral Sul o município de Criciúma registrou a menor temperatura (0,3 °C). Já em Jacinto Machado e Tubarão foram observados 0,5 e 0,7 °C, respectivamente.

Na Grande Florianópolis, as temperaturas foram semelhantes com as que ocorreram nas primeiras massas de ar frio do ano, do início do mês de maio. Em Florianópolis a mínima foi de 7,03 °C na estação Carijós, no Norte da Ilha.

Segundo o meteorologista Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Thiago Carvalho de Sousa, a tendência é o frio perder intensidade na quinta-feira (16) no Estado. As temperaturas negativas ainda poderão ser registradas nos vales e baixadas, especialmente no Planalto Sul. “Os registros devem ser mais cedo que o habitual, pois a nebulosidade vai aumentar devido a formação de uma área de baixa pressão na divisa com o Rio Grande do Sul”, explicou Thiago. Ele completou que entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) chuvas retornarão ao Estado. Já no final de semana as temperaturas se elevarão fazendo até calor no Oeste e Litoral.

Campo em Urupema. Foto:  Marleno Muniz, Defesa Civil de Urupema.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

A orientação é que a população deve ficar atenta aos avisos e alertas da DCSC disponibilizados no site, redes sociais e através de mensagens SMS. Para receber as informações no celular basta apenas enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199. No corpo do texto basta colocar o número do Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja ser monitorado.

Na tabela abaixo, constam os municípios com as menores temperaturas registradas nesta quarta-feira(15), segundo os dados oficiais do INMET e EPAGRI/Ciram.