Uso múltiplo das barragens é tema de audiência em Indaial

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

A secretaria de Estado da Defesa Civil participou de audiência pública com o Comitê da Bacia do Rio Itajaí, em Indaial. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 14, no auditório da Associação Empresarial do município. A pauta foi sobre o uso múltiplo das barragens do Vale, de Ituporanga e Taió, para ter um melhor aproveitamento hídrico na região.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentou dados do nível do rio com a operação das barragens, realizada em setembro, e comparou com os dias atuais, sem operação. O trabalho foi realizado para manter o nível do rio fora da cota de estiagem, já que há pouca chuva na região.

A operação foi realizada entre setembro e outubro. Agora as comportas das barragens estão abertas e a água do rio segue o fluxo normal. Na reunião, o secretário reforçou a importância de debater com o Comitê o estudo do comportamento hídrico.

“Hoje não temos mais água no reservatório até para demonstrar que é um estudo que deve ser analisado porque temos a previsão de mais estiagem e buscamos este entendimento com uma operação clara e debatida com o Comitê”, afirma Moratelli.

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

Por fim, o secretário deixou o convite ao grupo para análise técnica dos projetos de mitigação de cheia no Vale do Itajaí. As reuniões devem ser realizadas em janeiro e março de 2018 no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis. A data será definida.

“O Comitê é um braço parceiro da secretaria pois todas as ações da Defesa Civil SC visam proteger a bacia do Rio, a população e manter um bom aproveitamento dos recursos hídricos da região”, finaliza o secretário Moratelli.