Vendaval provoca destelhamentos em Concórdia e Chapecó

Os ventos fortes registrados entre a noite de terça (21) e nesta quarta-feira (22) causaram prejuízos em Concórdia e Chapecó com o destelhamento de casas e quedas de árvores em rodovias. Em Urubici, a rajada de vento chegou a alcançar 155,2 km/h, segundo a Epagri/Ciram, mas a prefeitura não registrou problemas por causa do vendaval.

Em Chapecó, 10 residências e um galpão do aeroporto municipal foram destelhados com ventos entre 90 e 100 km/h. As árvores que caíram em Concórdia já foram retiradas das rodovias, conforme informações do município. Fortes ventos também foram registrados em Siderópolis e Laguna, segundo a Epagri/Ciram, com 105,8 km/h e 106,6 km/h, respectivamente.

Alerta – A Defesa Civil Estadual mantém o alerta para tempestades e frio intenso em Santa Catarina entre esta quarta e quinta-feira (23), devido à chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Sul do País, de origem polar, a qual favorece a ocorrência de neve na Serra catarinense. Esta frente fria manterá nebulosidade variável com chuva de forma isolada no Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e mais persistente no Norte do Estado.

De acordo com o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o alerta é devido à previsão de mau tempo e objetiva prevenir a população, para evitar possíveis danos e/ou prejuízos. “No caso de ventos fortes ou tempestades, a recomendação é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados”, explica Alves.

No caso de alagamentos a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600.