Workshop apresenta organização do sistema de alerta da Bacia do Rio Itajaí

O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Itajaí (CEOPS), vinculado ao Instituto Furb, apresenta nesta quinta-feira (5), das 8h às 18h, um workshop sobre o novo sistema de alerta elaborado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil para a Bacia do rio Itajaí. As palestras são destinadas a prefeitos, diretores de Defesa Civil e comunidade dos 53 municípios que estão localizados na região, e serão realizadas no campus da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, e o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, estarão presentes no evento.

A proposta do workshop é mostrar como o projeto será organizado, indicando quais os recursos utilizados para implantação, operação, manutenção e contratação de profissionais especializados, além de discutir o trabalho da prevenção e expor experiências dos municípios na resposta aos desastres. A construção do sistema foi anunciada em janeiro, ao custo de R$ 25 milhões por incentivo do governo federal, através da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A programação inicia de manhã, às 8h, com a cerimônia de abertura e, logo após, ocorre a primeira mesa redonda sobre o sistema de alerta da Bacia do Itajaí. Os temas discutidos serão: a rede telemétrica da SDS/Furb e do Município de Blumenau, a proposta da Secretaria de Estado da Defesa Civil para a organização do sistema, a sugestão da Furb para participação no sistema de alerta e experiência do CEOPS na atuação junto a prefeitura de Blumenau e geotecnologias aplicadas à gestão de enchentes.

Pela tarde, o foco será na apresentação do radar meteorológico, mostrando as perspectivas para previsões de quantidade de chuva e o alcance através de modelos, assim como a necessidade de estrutura física e pessoal para o radar entrar em operação. A mesa redonda também debaterá o novo levantamento aerofotogramétrico do estado, a organização e atuação da Defesa Civil de Blumenau em desastres, a gestão do risco realizada pelo município e explicação sobre a estrutura e trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).