PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (18/09)

O sábado começa com sol entre nuvens em todas as regiões do estado e ainda com chuva fraca e isolada do centro ao leste. A partir da tarde o calor favorece condições para pancadas isoladas de chuva, acompanhadas por trovoadas e não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas sobem mais no Oeste e Litoral Sul, onde as máximas se aproximam dos 30°C. Nas demais regiões as máximas variam entre 21 e 25°C. O vento varia de nordeste a noroeste com intensidade fraca e rajadas moderadas.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (19/09)

O sol predomina em boa parte do domingo, favorecendo a elevação da temperatura na maioria das regiões de SC. Apenas entre a Grande Florianópolis e o norte do estado as nuvens permanecem presentes e variáveis, devido à circulação marítima. No decorrer da tarde a combinação de aquecimento com umidade disponível favorece à ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas e risco de temporal. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, entre o centro e o leste do estado. No amanhecer temperaturas mínimas entre 13 e 18°C e à tarde faz calor, com máximas entre 27 e 33°C do Oeste ao Litoral Sul e entre 23 e 25°C nas demais regiões. O vento nordeste ganha força no Litoral com rajadas fortes no Litoral Sul.

 

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (20/09)

Na segunda-feira (20), o sol predomina no Oeste com aumento de nuvens no decorrer da tarde. Entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, permanece a condição para variação de nuvens devido a circulação marítima. Entre a tarde e o início da noite há condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e risco de temporais do centro ao sul do estado, devido ao calor e a formação de um sistema de baixa pressão entre SC e o RS. No extremo Oeste, as temperaturas máximas se aproximam dos 35°C e no restante do estado variam em torno dos 30°C. Vento do quadrante noroeste/nordeste com rajadas intensas de nordeste no Litoral e áreas próximas, em especial no Litoral Sul, deixando o mar agitado. Há risco moderado para ocorrências associadas aos temporais e ao vento forte.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana permanece com chuva frequente em SC. A partir da tarde da terça (21) e na quarta-feira (22) há condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e temporais, devido a formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil. As tardes seguem quentes com máximas oscilando em torno dos 30°C em especial no oeste do estado. O vento de nordeste/noroeste vira para sul na terça-feira com rajadas fortes no Litoral. As temperaturas voltam a cair entre o final da terça e a quarta-feira com as mínimas se aproximando dos 5°C na Serra.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/09)

Sábado (18) com vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca e rajadas moderadas no Litoral, em especial no Litoral Sul.

Condições de mar calmo no Litoral Norte e pouco agitado de Florianópolis para sul, com ondas de geração local associadas ao vento nordeste, com picos de até 1,5 m.