PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17/08)

A quarta-feira (17) inicia com chuva fraca no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e no Planalto Norte, as demais áreas litorâneas têm a presença de nebulosidade, uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em SC, iniciando sua passagem pelo Grande Oeste no período da tarde e se deslocando para as demais regiões no decorrer da noite, podendo vir em forma de temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa e de  rajadas de vento. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto. As temperaturas mínimas ficam entre 9°C e 11°C nos planaltos e no Meio-Oeste, oscilam entre 11°C e 13°C no Extremo Oeste e no Oeste e ficam entre 11 e 16°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 13°C e 15°C no Planalto Sul, ficam entre 19°C e 25°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e no Litoral Norte e oscilam entre 16°C e 19°C nas demais áreas. Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada (45 km/h a 65 km/h) por SC, podendo ser mais intenso na costa do Litoral Sul à Grande Florianópolis (em torno de 70 km/h). O risco para ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.

 

 PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18/08)

Na quinta-feira (18), os temporais seguem ocorrendo por todo o estado ao longo da madrugada e da manhã, em função da frente fria que atua no estado. A partir da tarde uma intensa massa de ar frio de origem polar começa a estabilizar o tempo do Grande Oeste aos planaltos, deixando a chuva, que perde intensidade, concentrada na região leste do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos se intensificam na madrugada, soprando de direção norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 km/h e 85 km/h) em áreas do norte do estado, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis. Ao longo do dia o vento vira de sul/sudoeste mantendo as rajadas com intensidade moderada a forte (45 a 85 km/h) e se concentrando principalmente nas áreas costeiras de SC. O risco associado às rajadas de vento é moderado a alto. Com a influência da massa de ar polar, as temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e oscilam entre 0°C e 5°C do Grande Oeste aos planaltos e ficam entre 7° e 12°C nas outras áreas, também há condição para geada ampla do Grande Oeste aos planaltos e de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra no período da noite. As máximas ocorrem na madrugada e oscilam entre 14°C e 19°C em todo o estado, com exceção do Litoral Norte e do Baixo Vale do Itajaí onde as máximas chegam aos 23°C no período da tarde. O risco associado à queda de temperatura é moderado a alto.

 PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/08)

Na sexta-feira (19) a massa de ar polar estabiliza o tempo em todo o estado e mantém as temperaturas baixas. No Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí é esperada geada ampla e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre a madrugada e a manhã. Ainda, na serra catarinense há chance de precipitação invernal e também há risco para congelamento de pistas entre a madrugada e a manhã, com risco moderado a alto associado a esta condição. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e -6°C no Meio-Oeste, nos planaltos e em áreas próximas, oscilam entre 1°C e 4°C no Extremo Oeste, Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 2°C e 9°C nas regiões litorâneas. As máximas oscilam entre 8°C e 12°C do grande Oeste aos planaltos e ficam entre 12°C e 16°C nas demais áreas. Os ventos sopram de direção sul com intensidade fraca a moderada pelo estado (entre 2 e 20 km/h) e rajadas em torno de 40 a 50 km/h, sendo um pouco mais intenso ao longo da costa catarinense no decorrer do dia. O risco associado a ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.

 

 TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
No sábado (20) a condição de tempo estável com temperaturas bem baixas persiste em função da atuação da massa de ar polar no estado, a condição de geada ampla e chance de congelamento de pistas persiste entre o Grande Oeste e os planaltos na madrugada e amanhecer.  No domingo (21) as baixas temperaturas devem persistir em toda Santa Catarina e o tempo segue estável com predomínio do sol no Grande Oeste, tendo variação de nebulosidade na metade leste do estado.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/08)
 
Quarta-feira (17) com vento soprando de norte, com intensidade baixa a moderada entre 10 e 25 km/h e com rajadas entre 45 e 70 km/h pelo estado. O risco para ocorrências associadas a fortes rajadas de vento é moderado.
Ondas de direção leste/nordeste, com altura de 1,5 m a 2 m  no Litoral Sul, de 1,5 m na Grande Florianópolis e de 1 m no Litoral Norte, com picos de até 2,5 m em toda a costa catarinense.
image.png