PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), o tempo permanece instável em todo o estado, com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento, devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul e também ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, sendo mais frequente no norte do estado, sobretudo nas áreas de divisa com o PR. O vento sopra do quadrante norte/nordeste no Litoral com rajadas moderadas e com fraca intensidade e direção variável nas demais regiões. As temperaturas variam pouco durante o dia do centro ao norte do estado, por causa da cobertura de nuvens, e as máximas oscilam de 15°C a 21°C.  Na divisa com o RS e no Litoral Sul variam entre 23 e 27°C. Não há risco para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27)

Uma frente fria se desloca pelo mar mantendo a instabilidade em SC, que permanece com muitas nuvens e chuva ocasional em todas as regiões.  Na terça-feira (27), mais uma vez, a chuva ocorre de forma mais frequente nas áreas de divisa com PR, onde também pode vir acompanhada por trovoadas em alguns momentos.  O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo. O vento varia de sudoeste a sudeste entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, fraco e com rajadas moderadas no Litoral. Nas demais regiões o vento varia de sudeste a nordeste com fraca intensidade. No amanhecer, temperaturas variando de 12°C a 15°C na maior parte do estado, ficando mais baixas no Planalto Sul, onde chegam aos 8°C. À tarde, as máximas oscilam de 18°C a 22°C na maioria das regiões, chegando aos 25 a 26°C no Litoral Sul e no Médio e Baixo Vale do Itajaí.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

A instabilidade se mantém sobre SC na quarta-feira (28), com a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. A chuva permanece ocorrendo de forma ocasional no estado e tende a ser mais intensa a partir da tarde, acompanhada por trovoadas e com chance de temporais isolados do Extremo Oeste aos Planaltos. O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo. O vento predomina de sul no Litoral com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. No restante do estado, vento fraco de nordeste a leste. As temperaturas no amanhecer variam entre 12 e 16°C, ficando mais baixas nas áreas altas do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, onde variam entre 7 e 10°C. À tarde as máximas não sobem muito e não passam dos 15 a 17°C nos planaltos e dos 21°C nas demais regiões. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta (29) e a sexta-feira (30) o sistema de baixa pressão, formado no sul do Paraguai, se desloca pelo RS, mantendo o tempo instável em SC, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia, que por alguns momentos ocorre acompanhada por trovoadas entre o Extremo Oeste e os planaltos.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/09)

Na segunda-feira (26), o vento sopra do quadrante norte/nordeste no Litoral com rajadas moderadas (entre 30 e 50km/h). 

 

Ondas passando de sudeste para leste em todo o litoral catarinense, com altura entre 0,5 e 1,0m e picos de até 2,0m no Litoral Sul.