ALERTA – AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 15.07.2015

ALERTA 15/07/2015 – 22hs – Risco de inundações no Rio Uruguai. O nível do rio em Itapiranga atingiu o pico em 11,48m às 6hs da manhã desta quarta-feira (15) e está baixando lentamente. Na leitura das 21 hs estava em 9,78m e baixando 10 cm/h.

A Defesa Civil Estadual está trabalhando de forma coordenada com a ONS e operadores das barragens à montante. Nesta tarde as barragens de Itá e Foz do Chapecó aumentaram as vazões defluentes e devem manter as mesmas em torno dos 11.500 m3/s. A Barragem Grande teve o nível estabilizado conforme desejado e a expectativa é que sejam mantidas as vazões nestes patamares.

ALERTA – Risco de Deslizamentos, Inundações e Alagamentos em algumas cidades no Oeste de SC, devido aos volumes significativos de chuva nas últimas 48 horas.

Dados Registrados 15/07/2015 – 08h00m: Nas últimas 72 horas os maiores valores de chuva foram em: Maravilha (240 mm), Seara (211mm), Chapecó (209mm),  Ipumirim (200mm), Concórdia (198mm), Xaxim (196mm), São Miguel do Oeste (195mm),  Itá (185mm), Capinzal (178mm), Lindóia do Sul (169mm),  Palmitos (158mm) e Águas do Chapecó (142mm).

AVISO METEOROLÓGICO – 15/07/2015 – Previsão de chuva persiste entre esta quarta (15) e sexta-feira (17/07) em SC.

Na quarta-feira (15/07) uma frente fria mantém o tempo instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada em boa parte do dia em SC. Os valores variam entre 20 a 30 mm na Grande Florianópolis, e de 30 a 40 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os valores variam entre 40 a 60 mm.

Entre quinta (16) e a sexta-feira (17/07), a chuva esperada deve totalizar em média de 20 a 40 mm.

ALERTA para o período: Alagamentos e Deslizamentos de Terra em áreas vulneráveis de SC. A situação pode ser mais grave do Oeste ao Sul do Estado de SC.

Acompanhe constantemente as atualizações de boletins !

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (15/07): uma frente fria mantém o tempo instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada em boa parte do dia em SC.

AVISO: Os valores variam entre 20 a 30 mm na Grande Florianópolis, e de 30 a 40 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os valores variam entre 40 a 60 mm.

Sistema Meteorológico: frente fria em deslocamento por SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (16/07): a chuva ocorre no decorrer do dia no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas outras regiões, a chuva acontece no período da tarde e noite.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: jato subtropical.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (17/07), mais nuvens e condições de chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Os acumulados previstos variam entre 10 a 40 mm, sem aviso.

No sábado (18) e no domingo (19/07), tempo mais firme com sol entre nuvens em SC. Sem aviso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta