Atenção e Previsão para Defesa Civil 30.06.2014 (3)

ATENÇÃO: Risco de deslizamento no Oeste e Meio Oeste. Volume de chuva no Oeste e Meio Oeste dos últimos dias foi excepcional, e mesmo com o cessar das chuvas ainda há riscos de escorregamentos. Os maiores volumes foram registrados em Chapecó (421mm), Mondaí (425mm), Joaçaba (345mm), Ouro (293mm) Ibiam (286mm), São Miguel do Oeste (285mm) e Águas Frias (270mm).

OBSERVAÇÃO: devido ao posicionamento de um ciclone extratopical no Litoral do RS, o vento se intensifica e o mar fica moderadamente agitado na costa do Litoral Sul catarinense, e mais agitado em alto mar. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações são expressamente desaconselháveis nesta segunda-feira (30/06).

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Vento forte e mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Pico dos Níveis dos Rios no Estado durante as chuvas entre os dias 24 e 29/06/2014: Itapiranga – Rio Uruguai: 14,59m, Joaçaba – Rio do Peixe: 10,39m,  Rio do Sul – Rio Itajaí Açú: 9,42m, Rio do Oeste – Rio Itajaí Oeste: 9,28, Taió – Rio Itajaí Oeste:  8,91m, Passos Maia – Rio Irani: 6,11m.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (30/06): mais nebulosidade e chuva isolada no início do dia no Planalto Sul e Litoral Sul de SC. No decorrer do dia o tempo melhora. Nas outras regiões, sol entre nuvens.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: avanço de sistema de alta pressão (massa de ar seco – letra A na figura) sobre o Estado e ciclone extratropical (letra B) no Litoral do RS.

carta 20140630

Carta sinótica – 30/06/2014 – 06h (UTC) – Fonte: SDC Monitoramento

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (01/06): predomínio de sol no Estado.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco).

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre quarta (02) e sexta-feira (04), sol e poucas nuvens. Temperatura mais baixa, com chance de geada isolada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul na próxima madrugada.

Observação: Na quarta-feira (02/06), geada restrita ao Planalto Sul.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta