ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.01.2018

ATENCAO SMS 14/01 19:12 – TEMPORAIS CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas proximas 2 horas para Antônio Carlos, Florianópolis, Garopaba, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS 14/01 19:01 – TEMPORAIS CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas proximas 2 horas para o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 14/01 18:15 – TEMPORAIS CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas próximas 2 horas para Abdon Batista, Anita Garibaldi, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Lages e São José do Cerrito. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 14/01 18:01 – TEMPORAIS CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas próximas 2 horas para Angelina, Rancho Queimado, Águas Mornas e São Pedro de Alcantara.

ATENÇÃO 14/01 17:53 – TEMPORAIS CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas próximas 2 horas para o Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

atencao2
 
Atenção: temporais de verão para Santa Catarina
 
Início: 14/01/2018 às 13:00h
 
Fim: 14/01/2018 às 23:00h 
 
Regiões: todas, porém de forma localizada.
 
Atenção para a condição de chuva forte localizada, descargas elétricas e condição de queda de granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. No Oeste, condição de chuva mais intensa. No Litoral, a chuva ocorre de forma mais isolada.
 
Fonte: Epagri/Ciram
 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ________________________________________________________________

 PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias com temperatura alta e pancadas de chuva em SC! 

Domingo e segunda-feira (14 e 15/01):

Tempo: no oeste, pancadas de chuva a qualquer momento e, nas demais regiões, a partir da tarde, estendendo-se no início da noite. Atenção para a condição de chuva forte localizada, descargas elétricas e condição de queda de granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. No Oeste, condição de chuva mais intensa. No Litoral, a chuva ocorre de forma mais isolada nesses dias.

Temperatura: elevada em todas as regiões, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí (acima de 30ºC à tarde), com sensação de abafamento.

Vento: noroeste/norte, fraco, com rajadas mais intensas nos momentos das pancadas de chuva.

Sistema: massa de ar úmido e quente atuando em SC. Formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala no Paraguai, influenciando o Oeste do Estado.

Terça-feira (16/01):

Tempo: o dia começa com sol em grande parte de SC. Aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre o fim da manhã e início da noite. No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado e condição de chuva a qualquer momento do dia e de maior intensidade, devido a perturbações em médios níveis da atmosfera, na altura do PR.

Temperatura: elevada especialmente do oeste ao sul e mais amena no litoral e norte.

Vento: nordeste no interior e de sudeste a sul no litoral, fraco a moderado.

Quarta e quinta-feira (17 e 18/01):

Tempo: Pancadas de chuva em todas as regiões, a partir da tarde de quarta, estendendo-se durante a quinta-feira.Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída nesses dias, especialmente na quinta.

Temperatura: elevada com sensação de abafamento.

Vento: nordeste/noroeste, fraco a moderado. 

TENDÊNCIA de 19 a 28 de janeiro de 2018

Permanece a condição de pancadas de chuva no Estado, durante a tarde e início da noite, devido ao calor e alta umidade, condições típicas de verão. No início do período, essas chuvas devem ocorrer principalmente no interior do Estado, e de forma mais localizada e de curta duração. Chuva melhor distribuída no Estado, e com volumes mais elevados, são esperados para o final do período. 

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

ALERTA 14/01 17:32  de VENDAVAL E GRANIZO para Mafra.Tempestade próxima. Procure abrigo. Fique longe de placas, arvores e postes. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 14/01 17:23 – TEMPORAIS CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO. nas próximas 2 horas para o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

ALERTA 14/01 17:11  de VENDAVAL E GRANIZO para Sombrio, Ermo, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva .Tempestade próxima. Procure abrigo. Fique longe de placas, arvores e postes. Ligue 199 ou 193.

ATENCAO 14/01 16:37 – TEMPORAIS (CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO). nas proximas 2 horas para Herval d’Oeste e Ibiam. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193

ALERTA SMS 14/01 16:23 de VENDAVAL E GRANIZO para Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio, Rio do Oeste e Rio do Sul.Tempestade próxima. Procure abrigo. Fique longe de placas, arvores e postes. Ligue 199

AVISO 14/01/2018 – 16h10min – Pancadas de chuva, rajadas forte de vento, descarga elétrica e granizo em Taió e municípios próximos na próxima hora. Epagri/Ciram

ALERTA 14/01 15:46 de TEMPESTADE para Capivari de Baixo, Laguna e Imaruí.  Procure abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

ATENÇÃO SMS 14/01 15:38 – TEMPORAIS CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO nas próximas 2 horas. Procure abrigo.

ATENCAO SMS 14/01 15:21 Risco de temporais, entre a tarde e inicio da noite, com raios, fortes rajadas de vento e granizo isolado para todo o Estado de SC.

ATENÇÃO 14/01/2018 – 15h01min – Pancadas de chuva, rajadas forte de vento e carga elétrica, devido ao forte calor, do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí e no Litoral Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO SMS 14/01/2018 – 14h05min – Pancadas de chuva localizada, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica nas próximas 2 horas no Oeste de SC .

ATENÇÃO SMS 14/01/2018 – 13h23min – Pancadas de chuva localizada, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica nas próximas 2 horas .

 

ATENÇÃO 14/01/2018 – 12h50min – O forte calor favorece a ocorrência de temporais em SC, entre a tarde e início da noite, com descarga elétrica, fortes rajadas de vento e granizo isolado, do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO SMS 14/01/2018 – 13h47min – Pancadas de chuva localizada, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica nas próximas 2 horas no Planalto Norte.

ATENÇÃO SMS 14/01/2018 – 13h23min – Pancadas de chuva localizada, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica nas próximas 2 horas no Oeste e Meio Oeste.

ATENÇÃO 14/01/2018 – 12h40min – Pancadas de chuva localizada, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica, do Oeste ao Planalto, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 14/01/2018 – 12h50min – Pancadas de chuva localizada mais intensa, com descarga elétrica, no Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 14/01/2018 – 09h55min – Pancadas de chuva fraca à moderada no Meio Oeste nas áreas próximas ao Paraná, nas próximas 3 horas.

OBSERVAÇÃO 14/01/2018 – 06h40min – Pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, e com descarga elétrica, no Oeste de SC, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).