ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.07.2016

ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Temperatura negativa e geada em SC !

Na madrugada de terça-feira (19/07), a temperatura mínima fica negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada ampla. No Litoral, mínima entre 2°C e 6°C, com geada isolada. Especialmente para o Litoral, a temperatura mínima prevista é considerada extremamente baixa para a época do ano.

Na madrugada de quarta-feira (20/07), permanece a condição de temperatura mínima negativa (entre -1°C e -3°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.  

A massa de ar polar que domina o Sul do Brasil deixa as temperaturas baixas em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas sobem gradativamente no decorrer da semana.

 

 Mar muito agitado e ressaca no Litoral de SC !  

Maré Alta, Vento Sul, Mar Agitado e Lua Cheia mantém risco de alagamento no Litoral de SC

O mar permanece muito agitado no Litoral de SC, com picos de onda de 2,5 a 3,5 m e risco de ressaca nesta segunda-feira (18/07).

Essa condição adversa de mar está associada a um ciclone extratropical no oceano em deslocamento para leste, em frente à costa do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul. 

De segunda (18/07) a quarta-feira (20/07) mantêm-se as condições favoráveis a alagamento das regiões mais baixas do Litoral de Santa Catarina, devido á maré alta associada a predominância de ventos do quadrante Sul, mar agitado e presença de lua cheia (maré de sizígia). 

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

 ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Semana de tempo seco com frio e geada em SC  

 

Segunda-feira (18/07) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO E RISCO DE RESSACA 

Tempo: ensolarado em todas as regiões. 

Temperatura: baixa em todas as regiões, com máximas entre 10 e 15 °C 

Vento: fraco, de sudoeste a sudeste.

Mar: agitado com picos de onda de 2,5 a 3,5 m e risco de ressaca. 

Sistema: massa de ar polar dominando o Sul do Brasil.

 

Terça-feira (19/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: ensolarado em todas as regiões. 

Temperatura: baixa em todas as regiões. Mínimas entre próximas e abaixo de 0°C, com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale. 

Vento: sudoeste a sudeste, fraco. 

Sistema: massa de ar polar dominando o Sul do Brasil. 

 

Quarta-feira (20/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA 

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões. 

Temperatura: em gradativa elevação. Mínimas próximas de 0°C, com geada do Oeste ao Planalto. 

Vento: sul a sudeste, fraco.

 

Quinta-feira (21/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA 

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões. 

Temperatura: em gradativa elevação. Mínimas próximas de 0°C, com geada do Meio-Oeste ao Planalto. 

Vento: sudeste, virando para nordeste no interior, fraco.

 

Sexta-feira (22/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA 

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões. 

Temperatura: em gradativa elevação, permanecendo a condição de geada no Planalto Sul. 

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 23 a 01 de agosto de 2016 

Permanece o tempo seco em SC, na maior parte do período, com pequena chance de chuva entre os dias 26 e 27/07, devido à passagem rápida de uma frente fria pelo Estado. A temperatura fica bem mais elevada em relação à semana anterior, na maior parte dos dias, com novo declínio de temperatura no final do período, após a passagem frontal. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil