ATENCAO SMS – 20/05 01:25 – PERMANECE O RISCO DE PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A PONTUALMENTE FORTES no norte do Litoral Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENCAO SMS – 20/05 01:18 – PERMANECE O RISCO DE RAJADAS FORTES DE VENTO no Litoral e Vale do Itajaí nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
______________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO e MARÍTIMO 19/05/2018 – EPAGRI/CIRAM
Final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina!
AVISO 1: INTENSAS E PERSISTENTES RAJADAS DE VENTO SUL
Início: 19/05/2018 às 12:00h
Fim: 20/05/2018 às 23:59h
Regiões: PLANALTO AO LITORAL, principalmente no PLANALTO SUL e LITORAL SUL.
Previsão: intensas e persistentes rajadas de vento sul, de 60km/h a 80km/h. No Planalto Sul e Litoral Sul, as rajadas podem até superar os 80 km/h em alguns momentos.
Sistema: ciclone extratropical próximo ao litoral entre SC e RS, e anticiclone com centro no norte da Argentina (massa de ar polar) geram forte diferença de pressão no leste de SC.
AVISO 2: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA
Início: 19/05/2018 às 15:00h
Fim: 20/05/2018 às 08:00h
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.
Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 0°C a 5°C nesse período. Entre a noite de sábado e início do domingo, pequena chance de neve/chuva congelada no Planalto Sul, devido à combinação do frio e umidade do ar alta.
Nas madrugadas dos dias 21 e 22/05, temperatura negativa com geada ampla nas áreas altas do Estado.
Sistema: avanço de uma massa de ar frio de origem polar do oeste para o litoral de SC, no dia 19/05, permanecendo com centro em SC nos dias seguintes.
AVISO 3: VENTOS FORTES E MAR AGITADO
Início: 19/05/2018 às 00:01h
Fim: 21/05/2018 às 23:59h
Regiões: LITORAL DE SC.
Previsão: Rajadas de vento intensas e persistentes, de 80km/h a 100km/h, nos dias 19 e 20/05, atingindo especialmente o Litoral Sul com maior intensidade. Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Maré Alta provoca alagamento em SC: Do dia 19/05 ao 22/05 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram.
Região mais afetada: Litoral Sul.
Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05.
Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul do Brasil, entre o Sul de SC e Norte do RS.
Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.
Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
________________________________________________________________
AVISO/ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Final de semana de muito frio em SC. Neve, geada, ventania e mar agitado!
Sábado (19/05): AVISO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!
Tempo: encoberto em todas as regiões pela manhã, alternando com algumas aberturas de sol e chuviscos isolados do Planalto ao Litoral. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a nebulosidade e a condição de chuva diminuem no decorrer do dia, mas o tempo segue instável com chance de chuva leve e intermitente.
Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve à noite, devido à combinação de umidade e frio intenso.
No Litoral Sul e Grande Florianópolis, muitas nuvens e aberturas de sol com chuva isolada entre a tarde e noite. No norte do Estado maiores aberturas de sol, no período da tarde.
Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia (ver Aviso Meteorológico), com o avanço de uma massa de ar frio de origem Polar, a partir do Oeste em direção ao Litoral.
Vento: sudoeste, moderado a forte com rajadas intensas e persistentes, especialmente do Planalto ao Litoral (ver Aviso Meteorológico).
Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Região mais afetada: Litoral Sul. Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. (ver Aviso Marítimo)
Sistema: ciclone extratropical entre o Litoral de SC e RS
Domingo (20/05): ATENÇÃO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – FRIO INTENSO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: na madrugada e manhã, mais nuvens no Oeste e Sul do Estado, com chuva fraca no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve na madrugada e início da manhã, devido à combinação de umidade e temperatura baixa. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões.
Temperatura: muito baixa em todo o Estado, durante todo o dia, com a atuação de uma massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul de SC, devido a um ciclone extratropical no litoral do RS.
Segunda, terça e quarta-feira (21, 22 e 23/05): OBSERVAÇÃO PARA GEADA AMPLA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: ensolarado com baixa umidade do ar.
Temperatura: muito baixa na madrugada, com temperaturas negativas e geada ampla nas áreas altas do Estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 24 de maio a 02 de junho de 2018
Sol e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada, nas áreas altas do Estado, no início do período. A partir do dia 25/05, elevação gradativa da temperatura.
Marcelo Martins – Meteorologista
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), nas páginas da SDC, Epagri/Ciram e redes sociais.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta
|
Anteriores:
ATENCAO SMS – 20/05 00:43 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Planalto Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENCAO SMS – 19/05 23:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS entre o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO – 19/05/2018 22:38 – Condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana nas próximas 2 horas
ATENCAO SMS – 19/05 22:16 – RAJADAS FORTES DE VENTO no Litoral nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENCAO SMS – 19/05 23:21 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES entre o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO – 19/05/2018 20:10 – Condição para pancadas isoladas de chuva moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas
ATENCAO SMS – 19/05 19:18 – RAJADAS DE VENTO DE 60 KM/H NO Litoral nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO 19/05 18:15 – Pancadas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul nas próximas 2 horas.
ALERTA 19/05 17: 30 – RAJADAS DE VENTO INTENSAS entre 50 e 70 km/h em partes do Meio Oeste (próximo a Tangará) e no Litoral Norte nas próximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ALERTA 19/05 16:44 – RAJADAS DE VENTO INTENSAS entre 50 e 70 km/h no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 19/05 16:30 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A INTENSAS na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ALERTA 19/05 15:48 – Rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no Planalto Sul, Extremo e Litoral Sul e partes do Vale nas próximas 3h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 19/05 16:00 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 19/05/2018 – 15:45 – Pancadas de chuva moderada com raios por alguns momentos em Orleans e Anitápolis e municípios vizinhos na próxima hora (Epagri/Ciram).
ATENÇÃO 19/05 15:05 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS e PONTUALMENTE FORTES no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ATENÇÃO 19/05 14:17 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS e PONTUALMENTE FORTES no Extremo Sul e Planalto Norte nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
ALERTA 19/05 13:30 – Rajadas de vento entre 60 e 80 km/h nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
OBSERVAÇÃO 19/05 12:34 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Meio Oeste nas próximas 2 horas.
ATENÇÃO 19/05 11:00 – Rajadas de vento de 60 km/h no Oeste de SC nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)
OBSERVAÇÃO 19/05 09:12 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Oeste nas próximas 2 horas.
OBSERVAÇÃO 19/05 08:25 – Condição de chuva fraca a isoladamente moderada no Extremo Oeste e Litoral Sul nas próximas 2 horas.