ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.05.2018 – ECG

nowcasting

ATENCAO SMS – 20/05 01:25 – PERMANECE O RISCO DE PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A PONTUALMENTE FORTES no norte do Litoral Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte nas proximas 3 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS – 20/05 01:18 – PERMANECE O RISCO DE RAJADAS FORTES DE VENTO no Litoral e Vale do Itajaí nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

______________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
  
diario.png

 AVISO METEOROLÓGICO e MARÍTIMO 19/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

Final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina!

  

AVISO 1: INTENSAS E PERSISTENTES RAJADAS DE VENTO SUL

Início: 19/05/2018 às 12:00h

Fim: 20/05/2018 às 23:59h

Regiões: PLANALTO AO LITORAL, principalmente no PLANALTO SUL e LITORAL SUL.

Previsão: intensas e persistentes rajadas de vento sul, de 60km/h a 80km/h. No Planalto Sul e Litoral Sul, as rajadas podem até superar os 80 km/h em alguns momentos.

Sistema: ciclone extratropical próximo ao litoral entre SC e RS, e anticiclone com centro no norte da Argentina (massa de ar polar) geram forte diferença de pressão no leste de SC.

 

AVISO 2: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 19/05/2018 às 15:00h

Fim: 20/05/2018 às 08:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 0°C a 5°C nesse período. Entre a noite de sábado e início do domingo, pequena chance de neve/chuva congelada no Planalto Sul, devido à combinação do frio e umidade do ar alta.

Nas madrugadas dos dias 21 e 22/05, temperatura negativa com geada ampla nas áreas altas do Estado.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio de origem polar do oeste para o litoral de SC, no dia 19/05, permanecendo com centro em SC nos dias seguintes.

 

AVISO 3: VENTOS FORTES E MAR AGITADO

Início: 19/05/2018 às 00:01h

Fim: 21/05/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL DE SC. 

Previsão: Rajadas de vento intensas e persistentes, de 80km/h a 100km/h, nos dias 19 e 20/05, atingindo especialmente o Litoral Sul com maior intensidade.  Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Maré Alta provoca alagamento em SC: Do dia 19/05 ao 22/05 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram.

Região mais afetada: Litoral Sul.

Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. 

Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul do Brasil, entre o Sul de SC  e Norte do RS. 

 Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

________________________________________________________________

 AVISO/ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Final de semana de muito frio em SC. Neve, geada, ventania e mar agitado!

                                                                                                          

Sábado (19/05): AVISO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto em todas as regiões pela manhã, alternando com algumas aberturas de sol e chuviscos isolados do Planalto ao Litoral.  No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a nebulosidade e a condição de chuva diminuem no decorrer do dia, mas o tempo segue instável com chance de chuva leve e intermitente.

Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve à noite, devido à combinação de umidade e frio intenso.

No Litoral Sul e Grande Florianópolis, muitas nuvens e aberturas de sol com chuva isolada entre a tarde e noite. No norte do Estado maiores aberturas de sol, no período da tarde.  

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia  (ver Aviso Meteorológico), com o avanço de uma massa de ar frio de origem Polar, a partir do Oeste em direção ao Litoral.

Vento: sudoeste, moderado a forte com rajadas intensas e persistentes, especialmente do Planalto ao Litoral (ver Aviso Meteorológico).

Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Região mais afetada: Litoral Sul. Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. (ver Aviso Marítimo)

Sistema: ciclone extratropical entre o Litoral de SC e RS

 

Domingo (20/05): ATENÇÃO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – FRIO INTENSO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: na madrugada e manhã, mais nuvens no Oeste e Sul do Estado, com chuva fraca no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve na madrugada e início da manhã, devido à combinação de umidade e temperatura baixa.  No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa em todo o Estado, durante todo o dia, com a atuação de uma massa de ar frio de origem polar.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul de SC, devido a um ciclone extratropical no litoral do RS.

 

Segunda, terça e quarta-feira (21, 22 e 23/05):  OBSERVAÇÃO PARA GEADA AMPLA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: ensolarado com baixa umidade do ar. 

Temperatura: muito baixa na madrugada, com temperaturas negativas e geada ampla nas áreas altas do Estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 24 de maio a 02 de junho de 2018

Sol e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada, nas áreas altas do Estado, no início do período. A partir do dia 25/05, elevação gradativa da temperatura.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), nas páginas da SDC, Epagri/Ciram e redes sociais.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

Anteriores: 

ATENCAO SMS – 20/05 00:43 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Planalto Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS – 19/05 23:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS entre o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 19/05/2018 22:38 – Condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana nas próximas 2 horas

ATENCAO SMS – 19/05 22:16 – RAJADAS FORTES DE VENTO no Litoral nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS – 19/05 23:21 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES entre o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 19/05/2018 20:10 – Condição para pancadas isoladas de chuva moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas

ATENCAO SMS – 19/05 19:18 – RAJADAS DE VENTO DE 60 KM/H NO Litoral nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 19/05 18:15 – Pancadas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul nas próximas 2 horas.

ALERTA 19/05 17: 30 – RAJADAS DE VENTO INTENSAS entre 50 e 70 km/h em partes do Meio Oeste (próximo a Tangará) e no Litoral Norte nas próximas 2h.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ALERTA 19/05 16:44 – RAJADAS DE VENTO INTENSAS entre 50 e 70 km/h no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2h.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 19/05 16:30  – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A INTENSAS  na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas.  Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA 19/05 15:48 – Rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no Planalto Sul, Extremo e Litoral Sul e partes do Vale nas próximas 3h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 19/05 16:00 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 19/05/2018 – 15:45 – Pancadas de chuva moderada com raios por alguns momentos em Orleans e Anitápolis e municípios vizinhos na próxima hora (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 19/05 15:05 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS e PONTUALMENTE FORTES no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul  nas próximas 2 horas.  Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 19/05 14:17 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS e PONTUALMENTE FORTES no Extremo Sul e Planalto Norte nas próximas 2 horas.  Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA 19/05 13:30 – Rajadas de vento entre 60 e 80 km/h nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 19/05 12:34 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Meio Oeste nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 19/05 11:00 – Rajadas de vento de 60 km/h no Oeste de SC nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 19/05 09:12 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Oeste nas próximas 2 horas.

OBSERVAÇÃO 19/05 08:25 – Condição de chuva fraca a isoladamente moderada no Extremo Oeste e Litoral Sul nas próximas 2 horas.