ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO E GEADA!

Inicio: 19/07/2017 às 13:00:00 h

Fim: 20/07/2017 às 10:00 h

Regiões: PLANALTO SUL, ÁREAS ALTAS DO OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE E ALTO VALE DO ITAJAÍ.

Previsão: Temperatura baixa entre 0°C e 4°C, negativa (-3°C a -6°C) no Meio Oeste, Planalto Norte e sobretudo no Planalto Sul de SC.

Publicação19/07/2017 ás 09h30min – Acompanhar atualizações de boletins!

Marilene de Lima –  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Próximos dias com temperaturas baixas e geada em SC !

A partir de sexta-feira a temperatura sobe gradativamente

Quarta-feira (19/07)

Tempo: firme, ensolarado e frio em SC.

Temperatura: baixa no Meio Oeste e Planalto, com aumento gradativo no Oeste e Litoral, sobretudo na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Vento: sudeste, passando a nordeste a partir da tarde, fraco.

Sistema: alta pressão (massa de frio polar) do Sul do Brasil.

Quinta-feira (20/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO E GEADA – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: formação de nevoeiros isolados na madrugada e no período noturno, com predomínio de sol e poucas nuvens no decorrer do dia em SC.

Temperatura: temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com formação de geada nas áreas altas do Oeste aos Planaltos. No decorrer do dia a temperatura em elevação.

Vento: nordeste, com variações de noroeste do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, fraco.

Sistema: alta pressão com centro deslocando-se para leste, massa de ar frio perdendo força sobre SC.

Sexta-feira e sábado (21 e 22/07) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA – NEVOEIRO

Tempo: presença de sol, com mais nuvens à tarde, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis com a passagem de uma frente fria pelo litoral de SC. Formação de nevoeiros na madrugada e amanhecer e mais densos à noite no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação. Na madrugada e amanhecer de sexta-feira temperatura baixa e formação de geada fraca nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: noroeste/sul na sexta-feira passando a sudeste/nordeste no sábado, fraco a moderado.

Domingo (23/07)

Tempo: firme, com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: elevada para a época do ano.

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 24 de julho a 02 de agosto de 2017

Tempo firme, sem chuva com predomínio de ar seco e quente para a época do ano, em SC. Neste período a temperatura estará mais elevada (veranico) devido a uma condição de bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias por SC.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta