ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.05.2018 – RO

nowcasting

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO/ATENÇÃO METEOROLÓGICO e MARÍTIMO 20/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

Geada, mar grosso e maré alta em Santa Catarina!

AVISO : MAR GROSSO E MARE ALTA

Início: 20/05/2018 às 09:00h

Fim: 21/05/2018 às 23:59h

Região: litoral. O Litoral Sul é a região mais afetada.

Previsão: mar grosso com altura de onda de 3m a 4m e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao litoral sul do Brasil, entre SC e RS.

Maré Alta provoca alagamento em SC

Do dia 20 a 22/05 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pelo vento predominante e persistente do quadrante sul, associado a forte agitação marítima com ondas de 3 a 4 m próxima ao litoral, devido ao ciclone extratropical próximo à costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Ver Aviso de Mar) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos e mostrado no litoral on line e maregrama no site do Ciram (Ver Aviso de Mar)

Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas na próxima semana no estado de Santa Catarina.

ATENÇÃO 1: GEADA EM SC

Início: 21/05/2018 às 00:00h

Fim: 23/05/2018 às 08:00h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste e Planaltos de forma mais ampla. Litoral e Vale do Itajaí de forma isolada.

Previsão: temperatura próxima de 0°C e negativa com formação de geada nas áreas altas, na madrugada e amanhecer. Os dias mais frio serão segunda e terça-feira.

Sistema: massa de ar frio de origem polar com centro sobre o Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Argeu Vanz – Oceanólogo (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO/ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana seca e fria em SC  com Geada ampla nas áreas altas do Estado!

Domingo (20/05): AVISO PARA RAJADAS DE VENTO, GEADA E  MAR AGITADO  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: mais nuvens e chuviscos no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com aberturas de sol no decorrer do dia.  Nas demais regiões, tempo seco e ensolarado.

Temperatura: baixa em todo o Estado, mais frio no início e fim do dia.

Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas do Planalto ao Litoral.

Sistema: ciclone extratropical no litoral sul do Brasil e massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

Segunda, terça e quarta-feira (21, 22 e 23/05): ATENÇÃO PARA GEADA, MAR GROSSO E MARÉ ALTA  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: ensolarado com baixa umidade do ar em SC.

Temperatura: segue baixa na madrugada, com temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí. Os dias mais frios serão segunda e terça-feira!

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

Quinta-feira (24/05):  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação gradativa no Estado. O Planalto Sul permanece com condição para formação de geada nas áreas altas.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio desloca para o oceano.

TENDÊNCIA de 25 de maio a 03 de junho de 2018

Sol com variação de nuvens e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. Temperatura em elevação, sem frio significativo no período até o momento.

Gilsânia Cruz – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

defesa civil