ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 24.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO ATENCAO 1

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO NO LITORAL CATARINENSE!

Terça-feira (24/05) com mar muito agitado no Litoral de Santa Catarina, com ondas altas e picos de 2,0 a 3,0 m. Em áreas mais afastadas da costa, esses valores podem ser maiores.

Há risco de alagamentos, devido a maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários de pico de maré e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Um ciclone extratropical estará influenciando as condições de tempo e mar na região costeira de Santa Catarina, sendo desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (24/05):

Tempo: tempo firme e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa com ligeira elevação no decorrer do dia, principalmente no início da tarde.

Vento: sudeste passando a leste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar frio) com centro no litoral de Santa Catarina.

Quarta-feira (25/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte mais nuvens e chuva fraca e isolada no início e final do dia.

Temperatura: baixa na madrugada, com geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Em elevação à tarde.

Vento: nordeste no Oeste e Meio Oeste e de leste no Planalto e Litoral, fraco a moderado.

Sistema: O sistema de alta pressão perde força e se afasta para leste de Santa Catarina e um cavado (área alongada de baixa pressão) se organiza no oeste da região Sul do Brasil.

Quinta-feira (26/05) – ATENÇÃO

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, com chuva no período noturno do Planalto ao Litoral, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e de SC.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (27/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: céu encoberto na maior parte de Santa Catarina, com chuva fraca pela manhã no Vale do Itajaí, Planalto norte e Litoral norte. No final da tarde e noite ocorre chuva no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido à atuação de áreas de baixa pressão no litoral e norte de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sábado (28/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: céu encoberto com chuva no decorrer do dia na maior parte de Santa Catarina. A chuva será mais intensa por alguns momentos no Meio oeste e Planalto sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 29 de maio a 07 de junho de 2016

No dia 29/05 um sistema de baixa mantém mais nuvens e chuva em SC. Entre os dias 30 e 31/05, a chance de chuva e pequena e se concentra no litoral devido ao transporte de umidade do mar. Chuva mais significativa ocorre entre os dias 02 a 04/06 devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sul do Brasil. Nos demais dias do período ocorrer variação de nebulosidade com períodos de abertura. Devido à maior nebulosidade no período não há indicativo de queda significativa na temperatura em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta