ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.07.2015

ATENÇÃO – Chuva fraca no Litoral Sul e vento intenso no Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Neste sábado (25/07), o tempo permanece instável com chuva fraca no Litoral Sul de SC, com previsão de acumulado de 5 a 20 mm nas próximas 24 h. Na Grande Florianópolis pode ocorrer chuva muito fraca e bem isolada especialmente no início da manhã. O vento sudoeste e sul mantém intensidade constante no Planalto e Litoral, com velocidade média de 30 e 40km/h e rajadas de 50 a 70 km/h.

ATENÇÃOMar muito agitado no Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

No sábado (25) e manhã de domingo (26/07), o vento forte deixa o mar muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2,0 m próxima à costa e de 3,0 e 3.5 m em áreas mais afastadas, sobretudo ao sul de Itajaí, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição de tempo está associada a um sistema de baixa pressão (ciclone) no oceano, em frente ao Litoral Sul de Santa Catarina.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

 

Sábado (25/07): Variação de nebulosidade em SC, com mais nuvens pela manhã e aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. Ainda ocorre chuva fraca na Grande Florianópolis (acumulado de 3 a 5 mm) pela manhã e na maior parte do dia no Litoral Sul (acumulado de 10 a 30 mm). Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral e Planalto Sul.

 

ATENÇÃO: Litoral com vento moderado (30 a 40 km/h) com rajadas de 50 a 70 km/h no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado com picos de 2,0 m próximo à costa e 3.0 a 3.5 m em áreas mais afastadas e ao sul de Itajaí, risco a navegação e atividades de pesca.

 

Sistema Meteorológico: Sistema de baixa pressão intenso (ciclone) no oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, favorecendo a circulação marítima (ventos trazendo umidade do mar).

 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

 

Domingo (26/07): O ar com menos umidade mantém aberturas de sol no oeste de SC, com variação de nuvens nas demais regiões do estado. No Litoral Sul o dia começa com chuva fraca.

 

ATENÇÃO: Litoral com mar agitado com picos de 2,0 e 2,5 m próximo à costa e 3.0 a 3.5 m em áreas mais afastadas, risco a navegação e atividades de pesca.

 

Sistema Meteorológico: Alta pressão no norte da Argentina e oeste de SC e baixa pressão (ciclone) no oceano, afastando-se para leste do litoral do RS e de SC.

 

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

 

Segunda (27), terça (28) e quarta-feira (29/07), com presença de sol. Na tarde de quarta-feira mais nuvens no Planalto Sul e Litoral Sul, com chance de chuva fraca à noite. Temperatura em elevação em SC. Sem aviso.

A previsão é que o tempo continue mais seco no Estado, sem chuva significativa, no restante de julho e na primeira semana de agosto.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil