ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 31/10/2016

ATENÇÃO 01/11/2016 – 07h40min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 01/11/2016 – 00h55min: Nas próximas 2 horas, intenso núcleo de instabilidade se aproxima do Extremo Oeste de SC, com condição de pancadas de chuva, raios, e temporais localizados, começando por Dionísio Cerqueira e municípios vizinhos, (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 31/10/2016 (EPAGRI/CIRAM)

PRÓXIMOS DIAS CONDIÇÕES DE TEMPORAIS ACOMPANHADOS DE RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO !

Na tarde e noite desta segunda-feira (31/10), condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), no Oeste e Meio-Oeste de SC, e risco de temporal isolado.

Na tarde e noite de terça-feira (01/11), a condição de chuva com temporal é ainda mais favorável em SC, para as regiões do Oeste ao Sul do Estado e Vale do Itajaí, devido à aproximação de uma frente fria.

Na quarta-feira (02/11), essa frente fria passa por SC, favorecendo a condição de chuva com temporal em todas as regiões do Estado.

Os totais mais elevados em 24 horas são previstos para o Oeste e Meio-Oeste, em torno de 30mm a 50mm, com pontuais de 60mm a 80mm em algumas localidades.

A condição de temporal é caracterizada pela ocorrência de descarga elétrica, intensas rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

——————————————————————————————————————–

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (31/10) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: o sol aparece em todas as regiões. À tarde, pancadas de chuva com trovoada no Oeste e Meio-Oeste, com risco de temporal isolado. Veja ATENÇÃO METEOROLÓGICA.

Temperatura: em elevação.

Vento: Nordeste, no litoral, e Norte no interior, moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão no oceano, com centro na altura de SC.

Terça-feira (01/11) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: Aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. Do Oeste ao Sul de SC e Vale do Itajaí, pancadas de chuva com trovoada à tarde e noite, e condição de temporal. Veja ATENÇÃO METEOROLÓGICA.

Temperatura: bem elevada, com máxima acima de 30°C na maior parte das regiões.

Vento: noroeste, no interior, e nordeste no litoral, moderado com rajadas.

Sistema: frente fria no RS avançando para SC.

—————————————————————————————————————————————–

Quarta-feira (02/11) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS – CHUVA FORTE – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Chuva e condição de temporal em todas as regiões, devido à passagem da frente fria em SC. No Oeste e Meio-Oeste, os totais de chuva podem ser elevados. Veja ATENÇÃO METEOROLÓGICA.

Temperatura: diminui um pouco, devido à nebulosidade e chuva.

Vento: noroeste passando a sul, moderado com intensas rajadas.

—————————————————————————————————————————————–

Quinta-feira (03/11): – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do oeste ao sul de SC, o sol volta a predominar, permanecendo a condição de chuva isolada no Norte do Estado.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

Sexta-feira (04/11) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: o sol aparece em todas as regiões, permanecendo a condição de pancadas de chuva isolada à tarde e noite no Oeste e Norte do Estado.

Temperatura: em ligeira elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 05 a 14/11 de 2016

O período será marcado por menores valores de precipitação, em relação ao período anterior. As chuvas devem ocorrer na forma de pancadas isoladas, típicas de primavera-verão. Especialmente entre os dias 08 e 09, condição de chuva em todas as regiões, devido à passagem de uma frente fria no Estado. Não há previsão de declínio significativo de temperatura.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta