ATENÇÃO MARITIMA E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 22.11.2017 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 22/11/2017 – 12h34min – Ventos intensos e persistentes de 40 a 50 km/h no litoral, nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de Santa Catarina

Início: 22/11/2017 às 10:45h

Fim: 23/11/2017 às 23:00h

Nesta quarta-feira (22/11), o vento Sul intenso e persistente, com rajadas da ordem de 50 a 60 km/h provoca agitação marítima com ondas de 2,5 a 3,0 m e condição de ressaca no Litoral de SC. Associado a essa condição pode ocorrer o empilhamento das águas, podendo causar alagamentos costeiros nas áreas mais baixas da costa catarinense, até esta quinta-feira (23/11).

Recomenda-se especial atenção para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado, de acordo com a tabela abaixo.

21.11.2017 Pico Maré

_______________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos costeiros: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (22/11)

Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol na maior parte do Estado, e com chuvisco no Planalto Sul e Litoral Norte pela manhã.

Temperatura: em declínio.

Vento: sul, com variações de sudeste do Oeste ao Planalto, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Mar: agitado com ondas de 2,5 a 3,0 m e condição de ressaca no Litoral de SC. Associado a essa condição pode ocorrer o empilhamento das águas, podendo causar alagamentos costeiros nas áreas mais baixas da costa catarinense, até a quinta-feira (23/11).

Sistema: avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) pelo Sul do Brasil.

Quinta-feira e sexta-feira (23 e 24/11)

Tempo: firme com sol em todas as regiões.

Temperatura: mais baixa no início da manhã de quinta-feira, com chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em rápida elevação, mais alta na sexta-feira.

Vento: Sudeste na manhã de quinta-feira, passando a Nordeste no restante do período, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) no Sul do Brasil.

Sábado (25/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com mais nuvens a partir da tarde em todas as regiões de SC, com chance de chuva fraca a partir da noite do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: elevada.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (26/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva, em todas as regiões de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: Nordeste e Norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 27 de novembro a 06 de dezembro de 2017

No dia 27/11, uma nova frente fria passa rapidamente por SC, causando chuva em todas as regiões. Na tarde de 28/11 ocorrem pancadas muito isoladas de chuva. A partir de 29/11 o tempo permanece firme em SC, com presença de sol, variação de nuvens e chuva pouco significativa associada à circulação marítima no Litoral e Vale do Itajaí.

Marilene de Lima – Meteorologista – Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção