AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.03.2016

atencao curtissimo prazo

ATENÇÃO: 25/03/2016 – 21h51min: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Planalto Norte de SC, nas próximas 2 horas (EpagriCiram).

ATENÇÃO: 25/03/2016 – 19h34min: Rajadas  de vento de 60 a 70 km/h nas próximas 2 horas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral de SC, nas próximas 3 horas (EpagriCiram). 

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

ATUALIZAÇÃO DO AVISO METEOROLÓGICO – 25/03/2016 às 17h00m (EPAGRI/CIRAM)

Sexta-feira de chuva moderada a forte e risco de temporal em SC ! 

Sexta-feira e final de semana com mar agitado, ressaca e  alagamentos no Litoral de SC !

Nas próximas 15h (17h de hoje 25/03 até as 08h de amanhã 26/03) o Litoral e o sul do Estado permanecem em atenção, devido a chuva persistente moderada a forte. Neste período, o volume de chuva previsto em média varia de 40 a 60 mm, podendo ocorrer pontuais 80 a 100 mm no Litoral. No decorrer do sábado (26/03), a instabilidade e a condição de chuva diminuem em todo o Estado.

AVISO DE MAR:

Entre a sexta-feira (25/03) e sábado (26/03), intensas rajadas de vento de 80 a 100 km/h, no Litoral de SC, que podem superar esses valores em alguns momentos. Mar muito agitado a grosso, com ondas de 3,0 m a 4,0 m, chegando a 5,0 m em áreas mais afastadas da costa. É totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações no litoral do RS e SC nesse período. Em Santa Catarina, especialmente as áreas do Litoral Sul serão as mais afetadas.

A adversidade de tempo e mar, associada à intensificação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, favorece a condição de ressaca e de alagamentos na região costeira, devido também à influência da maré viva (maré de sizígia). Recomenda-se especial atenção para os horários da Tabela 1 e locais mais baixos, próximos à costa, que comumente são afetados por esses fenômenos, como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.

ALERTA 14h35min: Risco moderado de deslizamentos nas regiões do Litoral Norte, Litoral Centro, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24hs ocorreram em Barra Velha (113mm), Porto Belo (106mm), Balneário Piçarras (105mm), Bombinhas (104mm), São Francisco do (Sul 97mm), São Martinho (83mm), Araquari (83mm), Tijucas (82mm) Canelinha (81mm), Nova Trento (80mm), Itapoá (80mm), Garopaba, Governador Celso Ramos e Praia Grande (77mm), Palhoça (76mm), Itajaí (71mm).

A previsão é de chuva persistente com intensidade fraca a moderada para as próximas horas.

Fonte: Cenad/Cemaden, SDC-SC e Epagri/Ciram.

Recomenda-se especial atenção para os horários e para os locais mais baixos próximos à costa que comumente são afetados por esses fenômenos, como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.

Os horários mais críticos dos alagamentos coincidem com os picos previstos para a maré astronômica (Tabela 1) e valores de maré real maregrama.

Essa condição estará associada à formação de um ciclone no Sul do Brasil.

Ressalta-se a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos/Inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Tabela 1 – Os horários mais críticos dos alagamentos coincidem com os picos previstos para a maré astronômica.

índice

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Sexta-feira Santa com chuva forte, altos volumes e temporal em SC ! 

No decorrer do sábado o tempo melhora em SC

Sexta-feira (25/03): Ver aviso

Tempo: Céu encoberto em boa parte do dia com chuva moderada a forte em todas as regiões. Volume significativo de chuva principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Risco de temporal com ventania e até mesmo granizo em pontos isolados. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui no final do dia.

Temperatura: amena.

Vento: Leste a Nordeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: deslocamento de um intenso sistema de baixa pressão por SC.

Mar: agitado, ver aviso.

Sábado (26/03/2016):

Tempo: Chuva mais forte no Litoral e Vale do Itajaí, na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, a instabilidade e a condição de chuva diminuem em todo o Estado, e o sol volta a aparecer. Ver aviso

Temperatura: em elevação.

Vento: Norte a Noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (27/03/2016):

Tempo: Presença de sol na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens do Oeste ao Litoral Sul. 

Temperatura: Temperatura mais elevada no Litoral e amena no interior do Estado.

Vento: Oeste a Sudoeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (28/03/2016): 

Tempo: Estável com presença de sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: Temperatura amena no período da noite e elevada durante o dia.

Vento: Sudoeste a Sudeste, fraco.

TENDÊNCIA de 29 de março a 06 de abril de 2016

Os indicativos são que o mês de março termine com tempo mais seco com sol entre algumas nuvens e temperatura mais elevada em SC. Próximo aos dias 03 e 04, o deslocamento de uma nova frente fria, provoca chuva em todas as regiões do Estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO: 25/03/2016 – 10h30min: Rajadas  de vento de 60 a 70 km/h nas próximas 2 horas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas (EpagriCiram).

aTENÇÃO: 25/03/2016 – 12h52min: Rajadas  de vento de 60 a 70 km/h nas próximas 2 horas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 3 horas (EpagriCiram).

OBSERVAÇÃO: 17h00min: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO: 25/03/2016 – 19h29min: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste de SC, nas próximas 2 horas (EpagriCiram).