Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM
AVISO 1 – TEMPORAIS LOCALIZADOS EM SANTA CATARINA !
Início: 01/03/2018 às 14:00h
Fim: 01/03/2018 às 22:00h
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.
Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporais localizados, acompanhados de fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60 mm em uma hora.
Sistema: Cavado em superfície (baixa pressão) no sul do Brasil com elevados índices de calor e umidade do ar.
Publicação: 01/03/2018 – 09h45min.
Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
________________________________________________________________
AVISO 2 – CHUVA PERSISTENTE NO LITORAL DE SANTA CATARINA !
Início: 02/03/2018 às 12:00h
Fim: 03/03/2018 às 23:59h
Regiões: LITORAL DE SANTA CATARINA.
Previsão: Chuva persistente. Nesses dois dias, acumulado médio de 60 mm, com pontuais que podem chegar em 100 mm ou mais, em localidades entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. A chuva mais volumosa é esperada entre a noite do dia 02/03 (sexta) e manhã do dia 03/03 (sábado).
Sistema: Baixa pressão no Litoral de SP com transporte de umidade do mar para o litoral de SC.
Publicação: 01/03/2018 – 09h45min.
Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
________________________________________________________________
Recomendações da Defesa Civil SC:
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
________________________________________________________________
AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
CALOR E PANCADAS DE CHUVA ENTRE A TARDE E NOITE EM SANTA CATARINA – SEXTA E SÁBADO COM CHUVA INTENSA E PERSISTENTE NO LITORAL !
Quinta-feira (01/03) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!
Tempo: sol com variação de nuvens em SC. À tarde e noite, pancadas de chuva acompanhadas de raios e risco de temporais isolados (ver AVISO METEOROLÓGICO 1).
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: predomínio de nordeste no Estado com variações de sudeste no interior, intensidade fraca a moderada.
Sistema: cavado em superfície (baixa pressão) no sul do Brasil, favorecendo a convergência de umidade na região.
Sexta-feira (02/03) – AVISO PARA CHUVA INTENSA E PERSISTENTE – RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!
Tempo: sol com variação de nuvens em SC. No Litoral, chuva persistente e mais intensa, principalmente a partir da noite, na Grande Florianópolis e Litoral Norte (ver Aviso). Nas demais regiões, pancadas de chuva acompanhadas de raios à tarde e noite, e risco de temporais isolados.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste na maior parte do Estado, fraco a moderado, e de leste no Litoral Norte.
Sistema: cavado em superfície (baixa pressão) no sul do Brasil, favorecendo a convergência de umidade na região. Cavado no litoral de SP favorece a circulação marítima no Litoral de SC (fluxo de umidade do mar).
Sábado (03/03) – AVISO PARA CHUVA INTENSA E PERSISTENTE – PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: sol com variação de nuvens em SC. No Litoral, mais nebulosidade com chuva persistente e mais intensa, principalmente na madrugada, na Grande Florianópolis e Litoral Norte (ver AVISO METEOROLÓGICO 2), devido à circulação marítima. Nas demais regiões, pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios à tarde e noite.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: Nordeste na maior parte do Estado, fraco a moderado, e de Leste no Litoral Norte.
Domingo (04/03) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: sol com variação de nuvens em SC. À tarde e noite, pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios. Maior condição de pancadas de chuva no Oeste e a qualquer momento.
Temperatura: elevada.
Vento: Nordeste a Noroeste, moderado com rajadas mais intensas.
Segunda-feira (05/03) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!
Tempo: sol com variação de nuvens em SC. À tarde, pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios, melhorando à noite.
Temperatura: em declínio no final do dia.
Vento: Nordeste virando para Sul no final do dia, moderado com rajadas.
TENDÊNCIA de 06 a 15 de março de 2018
Período marcado por tempo mais seco no Estado e com temperatura mais amena até o dia 09/03. A partir do dia 10/03 a temperatura volta a subir com a aproximação de uma frente fria que passa por SC em torno do dia 12/03, trazendo chuva para os dias seguintes.
Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |
Anteriores