Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 05.09.2014

AVISO METEOROLÓGICO I: O mar permanece com ondas altas e picos de 2,5 m a 3,0 m até domingo (07), com risco para navegação, especialmente de pequenas embarcações. O vento vira para nordeste e se intensifica entre a tarde desta sexta-feira (05) e o sábado (06), com rajadas de 40 a 65 km/h no Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO II: Tarde e noite de sábado (06), risco de descarga elétrica e fortes temporais com ventania e granizo isolado especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC. Domingo (07), risco de descarga elétrica e chuva forte em alguns momentos, temporais com ventania e granizo isolado do Oeste ao Litoral Sul na madrugada e manhã. Final de semana (06 e 07/09), acumulado de chuva moderado no período entre 20 e 40mm em média no Oeste e Meio Oeste, e em torno de 10mm nas demais regiões. Condição de mar agitado com picos de onda de 2,5 m a 3,0 m, mantendo risco para navegação especialmente de pequenas e médias embarcações. Fonte: Epagri/Ciram 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Mar agitado: risco a navegação e a atividade de pesca, especialmente pequenas e médias embarcações.

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Sexta-feira (05/09): Tempo instável com predomínio de nuvens e poucas aberturas de sol em SC. No Oeste e Sul do estado há condições de chuva, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. No Litoral e áreas próximas há previsão de chuva fraca. Temperatura em pequena elevação em função da cobertura de nebulosidade.

Sem aviso.

Observação: a condição ainda é de mar agitado com picos de onda de 2,5 m a 3,0 m, mantendo risco para navegação especialmente de pequenas e médias embarcações. Fonte: Epagri/Ciram

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão no oceano, favorecendo o transporte de umidade na faixa leste do Estado. Sistema de baixa pressão na Argentina, próximo ao oeste do RS, favorecendo a formação de nuvens de chuva que influenciam SC.

05.09.2014 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 201409051200 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (06/09): Nebulosidade variável ao longo do dia com aberturas de sol e temperatura em elevação. Na madrugada e manhã persiste a condição de chuva na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Entre a tarde e noite há previsão de pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul.

AVISO: tarde e noite, descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul. Risco de fortes temporais com ventania e granizo isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão no oceano, favorecendo o transporte de umidade pela manhã na faixa leste do Estado. Avanço de uma frente fria pelo RS.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (07/09), céu encoberto com chuva na madrugada e manhã do Oeste ao Litoral Sul, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões a nebulosidade varia com chuva isolada no decorrer do dia.

AVISO: descarga elétrica e chuva forte em alguns momentos. Risco de temporais com ventania e granizo isolado do Oeste ao Litoral Sul na madrugada e manhã.

Final de semana (06 e 07/09) com risco de temporal com ventos fortes e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul de SC e acumulado de chuva no período entre 20 e 40mm em média no Oeste e Meio Oeste, e em torno de 10mm nas demais regiões. O mar permanece com ondas altas e picos de 2,5 m a 3,0 m até domingo (07), com risco para navegação, especialmente de pequenas embarcações.

Entre segunda (08) e terça-feira (09/09), tempo mais seco com sol entre nuvens e temperatura elevada.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil