Aviso e previsão voltada para defesa civil 08.10.2017

nowcasting

 

ATENÇÃO – 08/10/2017 – 23h44min: Nas próximas 3 horas, segue condição para chuva com descarga elétrica, risco de temporal e granizo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

 

ATENÇÃO – 08/10/2017 – 22h54min: Na próxima hora, chance de pancadas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste e Oeste de SC. Risco de Temporal e granizo no Extremo Oeste.(Epagri/Ciram) 

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO 08/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

Acompanhar atualizações de boletins !

____________________________________________________________

AVISO 1 – chuva e temporais localizados com granizo

Início: 08/10/2017 às 00:00h

Fim: 08/10/2017 às 21:00h 

Regiões: todas, sobretudo o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: chuva com condição de descarga elétrica e temporais localizados com granizo.

Condição favorável para acumulado elevado de chuva no período, com pontuais em torno de 60 mm especialmente no Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

A semana segue com tempo instável e chuva frequente no Estado, por vezes com acumulados de chuva significativos e temporais em algumas regiões.  

Gilsânia Cruz –  Meteorologista

____________________________________________________________

AVISO 2 – Chuva persistente com elevados totais

Início: 07/10/2017 às 17:00h

Fim: 08/10/2017 às 10:00h

Regiões: Litoral Norte, em especial a região de Joinville e áreas vizinhas .

Previsão: Chuva persistente, acumulando elevados totais, com pontuais que podem chegar a 60 e 80 mm no período.

Sistema: efeito da circulação marítima (transporte de umidade do mar para o litoral de SC).

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO 06/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !
 

Início: 07/10/2017 às 08:00h
 
Fim: 08/10/2017 às 23:00h
 
Durante o fim de semana retorna a condição de ressaca no Litoral de SC. Ondas vindas de Nordeste (NE) a Sudeste (SE) com período curto (entre 6s e 7s) e altura de até 2 m atingem o litoral no sábado.
 
No domingo a ondulação de Sudeste (SE) a Nordeste (NE) com período entre 8s e 9s ganha força, em especial no Litoral Sul do estado, podendo ultrapassar os 2,5 m.
 
Associado as ondas pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante sul/sudeste, podendo causar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense.
 
Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a Tabela anexa.
WhatsApp Image 2017-10-06 at 09.43.52
 
ATENÇÃO: Devido a ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão costeira na costa de SC.
____________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.
 
Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

____________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Domingo (08/10) – AVISO PARA CHUVA PERSISTENTE E TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: Céu encoberto e chuva no Litoral e Vale do Itajaí na manhã e início da tarde. No Oeste, condição de chuva a partir da noite.

Temperatura: sem grande variação devido à cobertura de nebulosidade.

Vento: De sudeste no Litoral e de nordeste nas demais regiões, moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

Segunda-feira (09/10):

Tempo: Condição de chuva já pela madrugada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. À tarde, condição de chuva para as regiões de divisa com o RS.

Temperatura: Segue com pouca variação devido à nebulosidade.

Vento: De noroeste, fraco a moderado.

Terça, quarta e quinta-feira (10, 11 e 12/10):

Tempo: Segue instável em todo o Estado. Condição de chuva mais persistente nas regiões de divisa com o RS. Atenção para altos acumulados de chuva nestas regiões.

Temperatura: Segue com pouca variação devido à nebulosidade.

Vento: De nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 13 a 22 de outubro de 2017

 

Os indicativos são de que a chuva permaneça frequente em todo este período no Estado, devido à atuação de diferentes sistemas meteorológicos na região. Em relação à temperatura, indicativos de mudança significativa apenas para o fim deste período, a partir do dia 21 quando uma frente fria passa pelo Estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil