Aviso e previsão voltada para defesa civil 08.11.17

nowcasting

OBSERVAÇÃO 08/11/2017 – 22h46min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO 08/11/2017EPAGRI/CIRAM

Início: 08/11/2017

Fim: 09/11/2017

Condição de ressaca no Litoral de SC devido ao vento predominante de nordeste, associado a um centro de Alta Pressão no Oceano, próximo ao Litoral de Santa Catarina. A ressaca será provocada por ondas com altura entre 1,5 e 2,0 m próximo da costa, vindas de leste/nordeste.

Argeu Vanz – Oceanólogo e Gilsânia Cruz – Meteorologista

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SCEPAGRI-CIRAM

Quarta-feira (08/11) –  ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: predomínio de nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva na madrugada, manhã e período noturno, devido à circulação marítima. No Oeste e Meio-Oeste, tempo instável com chuva e descargas elétricas (raios). Nas demais regiões, a chance de chuva é pequena e especialmente à noite.

Temperatura: em pequena elevação (amena), devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo circulação marítima (ventos que transportam umidade do mar para o leste de SC). Baixa pressão com centro no Paraguai influenciando o oeste do Estado, estendendo-se como um cavado em direção ao sul do Brasil.

Quinta-feira (09/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Do Oeste ao Sul, condição de chuva e descargas elétricas (raios) no decorrer do dia, devido à aproximação de uma frente fria. Nas demais regiões, pequena chance de chuva fraca e isolada à noite.

Temperatura: em elevação, especialmente no Norte de SC.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.

Sistema: formação de frente fria (frontogênese) no RS, com deslocamento rápido para SC.

Sexta-feira (10/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: no Planalto Norte e Litoral Norte, nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde e noite, devido à frente fria no Sudeste do Brasil ainda influenciando o norte de SC. Nas demais regiões, pequena chance de chuva fraca na madrugada, melhorando com sol no decorrer do dia.

Temperatura: em declínio, com o avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, intensificando no fim do dia no sul de SC, devido a um ciclone na costa do RS.

Sábado e domingo (11 e 12/11)

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: amena nas madrugadas.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas intensas no sul de SC, devido ao ciclone na costa do RS.

TENDÊNCIA de 13 a 22 de novembro de 2017

Período marcado por tempo mais seco em SC. Novas frentes frias com rápido deslocamento no Estado em torno dos dias 17 e 19/11, ocasionando chuva em boa parte das regiões. Temperatura mais amena nas madrugadas, entre os dias 11 e 13/11.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção