Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 31.08.2014 (2)

AVISO METEOROLÓGICO: Áreas de instabilidade e de baixa pressão se intensificam com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e SC, mantendo o tempo fechado com chuva, moderada a forte por alguns momentos, em boa parte de domingo (31/08) na maioria das regiões catarinenses. Há risco de temporal isolado com descarga elétrica e queda de granizo especialmente no Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. O acumulado de chuva varia de 40 a 50 mm em média, com pontuais maiores em algumas localidades principalmente no Meio Oeste, Litoral e nas áreas mais próximas ao RS. A instabilidade e a chuva diminui entre a tarde e noite de hoje. Fonte: Epagri/Ciram.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

 Tempestades com descargas elétricas: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

 Domingo (31/08): Tempo fechado, encoberto com chuva na maior parte do dia em todas as regiões de SC. O acumulado de chuva deve variar de 40 a 50 mm em média, com pontuais maiores no Oeste, Litoral e em áreas próximas ao RS. Temperatura em pequena elevação, devido a cobertura de nuvens e à chuva. A instabilidade diminui entre a tarde e noite.

AVISO: chuva moderada a forte em alguns momentos, descarga elétrica e risco de temporal isolado.

Sistema Meteorológico: frente fria no litoral de SC e RS intensifica áreas de baixa pressão e núcleos de instabilidade em SC.

31.08.2014 Colorida BM

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 2014308311130 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (01/09): O tempo melhora com chuva na madrugada e manhã no Oeste. Sol entre nuvens em todas as regiões de SC. Temperatura em rápida elevação.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão e jato subtropical sobre SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (02/09), o tempo volta a ficar instável com condição de chuva, começando pelo Oeste e Meio Oeste no decorrer da manhã especialmente em áreas da região mais próximas ao RS, atingindo as demais regiões do estado catarinense entre a tarde e noite. ATENÇÃO: temporal e chuva mais moderada e forte na maior parte do estado com volumes de 20 a 30mm, mais intensas (de 50 a 70mm) no Oeste e Meio Oeste. Risco de temporal isolado com descarga elétrica durante a tarde em todas as regiões.

Na quarta (03) e na quinta-feira-feira (04/09), o tempo permanece instável com condições de chuva isolada com mádia de 10mm, alternando com períodos de melhoria.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil