AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 06.10.2017 – CARJR

nowcasting

 ATENÇÃO – 06/10/2017 19h10min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO 06/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) E GRANIZO – Acompanhar atualizações de boletins !

Início: 06/10/2017 às 12:00h

Fim: 07/10/2017 às 03:00h

Regiões: Todas as regiões de Santa Catarina.

Previsão: Chuva e temporais localizados, com granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h), começando pelo Oeste e Sul do Estado.

*Condição favorável para acumulado elevado de chuva no período, com pontuais em torno de 60 mm em localidades isoladas, especialmente do Oeste ao Sul, e no Planalto Norte.

Sistema: Passagem de frente fria em SC, com elevados índices de umidade.

Publicação: 06/10/2017 – 08h40min.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa – Meteorologistas Epagri/Ciram

____________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO 06/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !
 

Início: 07/10/2017 às 08:00h
 
Fim: 08/10/2017 às 23:00h
 
Durante o fim de semana retorna a condição de ressaca no Litoral de SC. Ondas vindas de Nordeste (NE) a Sudeste (SE) com período curto (entre 6s e 7s) e altura de até 2 m atingem o litoral no sábado.
 
No domingo a ondulação de Sudeste (SE) a Nordeste (NE) com período entre 8s e 9s ganha força, em especial no Litoral Sul do estado, podendo ultrapassar os 2,5 m.
 
Associado as ondas pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante sul/sudeste, podendo causar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense.
 
Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a Tabela anexa.
WhatsApp Image 2017-10-06 at 09.43.52
 
ATENÇÃO: Devido a ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão costeira na costa de SC.
____________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.
 
Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

____________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ____________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias com chuva frequente e temporais localizados em SC !

Sexta-feira (06/10) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aumento de nuvens e chuva a partir da manhã no Oeste e Sul, divisa com o RS. No decorrer da tarde e noite, a chuva se estende às demais regiões. Risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo.

Temperatura: alta com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste e sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado influenciando SC e chegada de uma frente fria.

 

Sábado (07/10) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: chuva em parte da manhã em SC, melhorando no decorrer do dia do Oeste ao Sul e Grande Florianópolis. No Oeste e Meio Oeste voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais localizados com granizo no decorrer da tarde e noite.

Temperatura: amena, com pouca variação devido à nebulosidade.

 Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sul a sudeste nas demais regiões, moderado com rajadas.

Sistema: um cavado mantém a instabilidade em SC.

 

Domingo (08/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com condição de chuva no Estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa de SC. Risco de temporais localizados com chuva forte especialmente no Litoral.

Temperatura: amena devido a cobertura de nebulosidade.

Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.

 

Segunda-feira (09/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: mais nuvens e condição de chuva a partir da manhã no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, devido a um cavado. Nas demais regiões, aberturas de sol com pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (10/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com pancadas de chuva no Estado, devido ao cavado e avanço de uma nova frente fria. Risco de temporais localizados com ventania e granizo.

Temperatura: estável com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 11 a 21 de outubro de 2017

O período inicia com chuva devido a um sistema de baixa pressão em formação próximo à costa de SC, nos dias 11 e 12. Indicativos de chuva também para os dias 15 e 19, por influência de duas frentes frias. No restante do período, o sol deve aparecer em períodos mais prolongados. Em relação à temperatura, indicativos de pequena queda devido à chegada de massas de ar frio nos dias 13 e 20.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

 

ATENÇÃO – 06/10/2017 16h40min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 06/10/2017 14h49min: Nas próximas 2 horas, pancadas de Chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

 

AVISO – 06/10/2017 14h43min: Nas próximas 2 horas, chuva com descargas elétricas (raios), risco de temporal, granizo e rajadas fortes de vento no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral de SC, (Epagri/Ciram)

AVISO 06/10/2017 12h42min: Nas próximas 2 horas, chuva com risco de temporal, granizo e rajadas de vento forte do Oeste ao Planalto (Norte e Sul) e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 06/10/2017 – 12h20min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Litoral Sul e Planalto Sul.  (Epagri/Ciram)

AVISO 06/10/2017 10h54min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com raios no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO – 06/10/2017 10h22min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com raios e risco de temporal com ventania e granizo localizado no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 06/10/2017 – 08h05min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento na região Extremo Oeste de SC.