AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 05.12.2016

ATUALIZAÇÃO DE AVISO MARÍTIMO 05/12/2016 10h00min – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

A presença de um ciclone (sistema de baixa pressão) na área oceânica mantém o vento de sudeste e sul, de intensidade moderada, deixando o mar muito agitado grosso com ondas altas, com picos podendo chegar a 3,0 m, em áreas mais afastadas da costa. Esta condição traz risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC. Não se descarta o risco de ressaca para a área costeira catarinense nesta segunda-feira (05/12).

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Segunda-feira (05/12) – AVISO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: Na Grande Florianópolis e Litoral Sul céu com muitas nuvens e chuviscos isolados pela manhã, melhorando à tarde. Nas demais regiões predomínio de sol.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

Mar: muito agitado grosso com ondas altas, com picos podendo chegar a 3,0 m, em áreas mais afastadas da costa. Esta condição traz risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC. Não se descarta o risco de ressaca para a área costeira catarinense.

Sistema: avanço de um novo sistema de alta pressão e o sistema de baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, afastando-se ainda mais para leste.

Terça-feira (06/12)

Tempo: estável com predomínio de sol.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema:  sistema de alta pressão influenciando as condições do tempo em SC.

————————————————————————————————

Quarta-feira (07/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol entre muitas nuvens em boa parte do dia no Estado. No final do dia, há condições de pancadas de chuva com trovoadas, mas de forma isolada no Litoral Sul, Litoral Norte, Planalto Norte e Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste fraco a moderado, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste da Grande Florianópolis ao norte.

————————————————————————————————

Quinta-feira (08/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva no decorrer do dia, mais intensa e persistente, com volumes mais significativos em áreas próximas à divisa com o PR.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

————————————————————————————————

Sexta-feira (09/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Persiste a condição e chuva mais voluma no estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 10 a 20/12 de 2016

A chuva persiste em Santa Catarina no dia 10, devido a áreas de baixa pressão. Entre o dia 11 e o dia 16, período sem chuva. De 17 a 20, volta a chover no estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta