Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (09/05): tempo instável com chuva em SC, começando no decorrer da manhã no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, onde a chuva pode ser moderada a forte especialmente entre a tarde e noite. O acumulado médio previsto varia de 30 a 50 mm para essas áreas. Nas demais regiões, a chuva ocorre mais no fim do dia com acumulado em torno de 10 a 20 mm.

Terça-feira (10/05): persiste a condição de pancadas de chuva, que alternam com períodos de melhoria. A chuva pode ser mais intensa nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente na madrugada e à noite. Acumulado médio de 30 a 50 mm. No restante do Estado, os valores de chuva variam de 10 a 30 mm.

Durante estes dias há risco de temporal com descarga elétrica (raios) especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, devido a influência de uma cavado (área alongada de baixa pressão) que se intensifica e forma uma frente fria na terça-feira.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL 

Segunda-feira (09/05) – AVISO

Tempo: céu encoberto em SC. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva a partir da tarde. A chuva deve ser mais intensa e com totais mais elevados do Oeste ao Norte.

Temperatura: pequena elevação com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) estende-se do Paraguai ao Sul do Brasil com baixa pressão no litoral de SC.

Terça-feira (10/05) – AVISO

Tempo: encoberto com pancadas de chuva a qualquer momento do dia, em todas as regiões. Chuva mais intensa na madrugada e noite, especialmente nas áreas do Meio-Oeste e norte do Estado.

Temperatura: máxima elevada para a época do ano, declinando à noite.

Vento: noroeste passando da sul/sudeste, fraco a moderado.

Sistema: formação de uma frente fria no Sul do Brasil, deslocando-se por SC.

Quarta-feira (11/05): 

Tempo: o dia começa com céu encoberto em todo o Estado e chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, o tempo melhora em todas as regiões, e o sol aparece em boa parte do Estado com o avanço de um sistema de alta pressão.

Temperatura: mais baixa no interior.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (12/05): 

Tempo: sol com nuvens no Oeste e Meio-Oeste, devido à atuação de um sistema de alta pressão. Nas demais regiões (do Planalto ao Litoral), chuva fraca no período noturno. 

Temperatura: baixa ao amanhecer e em pequena elevação no decorrer do dia.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (13/05): 

Tempo: sol com nuvens em todo o Estado, e chuva fraca no período noturno nas áreas do Litoral, devido aos ventos úmidos trazendo umidade do mar.

Temperatura: mais baixa no litoral.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de maio de 2016

O período será caracterizado por tempo mais fechado em SC, com predomínio de nuvens na maior parte dos dias, devido à atuação de sistemas de baixa pressão, influenciando o tempo especialmente no norte do Estado. Chuvas mais significativas devem ocorrer em torno dos dias 16 e 20, devido à passagem de frentes frias, mas sem indicativo de volumes excessivos. Queda mais acentuada na temperatura nos dias 17 e 18/05, devido ao avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil