AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.06.2018 – EG

nowcasting

ATENÇÃO 11/06/2018 – 06h29min – Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Oeste e Meio Oeste e de 80 a 100km/h no Planalto Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO 10/06/2018 – EPAGRI/CIRAM

CHUVA E TEMPORAIS ISOLADOS NO OESTE E SUL DE SC!

Início: 10/06/2018 às 15:00h

Fim: 11/06/2018 às 12:00h

Regiões: áreas mais próximas ao RS do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral.

Previsão: chuva mais intensa com descarga elétrica e temporais isolados com granizo.

Sistema: intensificação de um cavado, associado à formação de uma frente fria no RS, na segunda-feira (11/06).

Observação: a condição de temporais se estende para todas as regiões na terça-feira (12/06) devido ao deslocamento da frente fria por SC.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana começa úmida com condição de chuva. Na quarta-feira uma nova massa de ar frio chega ao Estado.

Domingo (10/06): AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS COM GRANIZO NO OESTE E SUL! ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: aumento de nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC. Temporais isolados com granizo no Oeste e Sul do Estado (áreas mais próximas ao RS), na tarde e noite.

Temperatura: o frio diminui, mas a temperatura sobe pouco devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: cavado e corrente de jato, influenciando SC.

Segunda-feira (11/06): ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS COM GRANIZO NO OESTE E SUL. ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva. Temporais isolados com granizo no Oeste e Sul do Estado (áreas mais próximas ao RS), na madrugada e manhã. No decorrer do dia, períodos de melhoria na Grande Florianópolis e norte de SC.

Temperatura: elevação.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas.

Sistema: formação de uma frente fria no RS.

Terça-feira (12/06): RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS COM GRANIZO E VENTANIA.  ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: instável com chuva em todas as regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. Risco de temporais isolados com granizo e ventania.

Temperatura: em pequena elevação, declinando a partir da noite com o avanço de uma nova massa de ar frio.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Quarta-feira (13/06):

Tempo: chuva no Planalto e Litoral Norte, na madrugada. No decorrer do dia, o sol aparece acompanhado de muitas nuvens na maioria das regiões.

Temperatura: em declínio em todas as regiões, a mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Quinta-feira (14/06):

Tempo: mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, com aberturas de sol em todas as regiões no decorrer do dia.

Temperatura: baixa, com condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de junho de 2018

Dia 21/06 às 07h07min começa o inverno no Hemisfério Sul!!!

O período inicia com temperatura baixa e condição de chuva em SC, devido a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) no Sul do Brasil.  A partir do dia 17/06, uma nova massa de ar frio e seco passa atuar em SC, deixando o tempo mais seco e a temperatura baixa em todo o Estado, com condição de geada nas áreas altas.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Prevenção de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Anteriores:

OBSERVAÇÃO 10/06 15:20 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada nas regiões do Extremo Oeste (divisa com PR), Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul nas próximas 2 horas.

ATENCÃO 10/06 12:05 – RAJADAS DE VENTO DE 50 a 60 km/h na região Oeste nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENCAO 10/06 10:35  Pancadas de CHUVA MODERADA no Meio Oeste e Planalto Sul nas próximas 2h.

OBSERVAÇÃO 10/06 10:05 Pancadas de CHUVA FRACA A MODERADA na região Meio Oeste em direção ao Planalto Sul e isoladamente na região Oeste, Norte e Sul do Estado nas próximas 2h.

OBSERVAÇÃO 10/06 08:28 – Pancadas de CHUVA FRACA A MODERADA na região Extremo Oeste, Oeste (principalmente na divisa com RS), Planalto Sul, Sul e Grande Florianópolis nas próximas 2h.

ATENÇÃO 10/06/2018 06:05 – PANCADAS DE CHUVA FRACA A MODERADA, LOCALMENTE FORTE, RAIOS E VENTOS FORTES, ENTRE O OESTE, MEIO OESTE E PLANALTO SUL (DIVISA COM RS), E NO LITORAL SUL, GRANDE FLORIANÓPOLIS, VALE DO ITAJAÍ E LITORAL NORTE, NAS PRÓXIMAS 2 HORAS. Ocorrências ligue 199 ou 193.