AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.07.2015

AVISO 12/07/2015 – 16h40min – Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo no Oeste nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – PREVISÃO DE CHUVA INTENSA E TEMPORAIS EM SC PARA OS PRÓXIMOS DIAS ! Fonte: Epagri/Ciram

Neste domingo (12/07) a chuva permanece pela manhã e à tarde no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte, chove a partir da tarde. O volume de chuva esperado pode chegar a 60 mm em algumas cidades do Meio Oeste e Planalto Norte.

Na segunda-feira (13/07), a condição de chuva retorna ao Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul à tarde, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. No Litoral Sul a chuva chega à noite. Nas demais regiões a condição de chuva é pequena. A chuva pode ser forte no Oeste, com rajadas de vento e descargas elétricas e o volume pode chegar a 70 mm.

Na terça-feira (14/07), a previsão é mais uma vez de chuva mais volumosa para o Oeste do Estado. Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul também devem ter chuva significativa já a partir do início do dia. Nas demais regiões do Estado a chuva chega a partir da tarde e deve ter volume pequeno.

Índices altos de instabilidade mantém a condição de temporais com vendaval e queda de granizo isolado na próxima semana. Risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado, devido ao solo que estará encharcado.

Acompanhe constantemente as atualizações de boletins !

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Domingo (12/07): A chuva permanece pela manhã e à tarde no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte, chove a partir da tarde.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento. O volume de chuva mais expressivo é esperado no Meio Oeste e Planalto Norte, podendo chegar a 50 mm.

Sistema Meteorológico: o transporte de umidade e as condições de médios e altos níveis da atmosfera mantém a formação de nuvens de chuva.

12.07.2015 Realcada

Imagem Satélite GOES-13 Realcada 12.07.2015 08h00

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (13/07): A condição de chuva retorna ao Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul à tarde, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. No Litoral Sul a chuva chega à noite. Nas demais regiões a condição de chuva é pequena.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas e rajadas de vento no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a partir da tarde.

Sistema Meteorológico: transporte de umidade em conjunto com condições de médios e altos níveis da atmosfera e uma frente fria em deslocamento.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (14/07) a chuva continua e pode ser intensa, no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, com pontuais podendo chegar em 100 mm no Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões o volume é menor e inicia a partir da tarde.

Na quarta-feira (15/07), a chuva diminui no Oeste e Meio Oeste, mas permanece no restante do Estado com intensidade moderada no Planalto Norte e Litoral Norte.

AVISO para o período: Risco de descargas elétricas (raios), rajadas fortes de vento e acumulados significativos de chuva no Estado.

Na quinta-feira (16/07) o Litoral e Vale do Itajaí permanecem com mais nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões volta a chover com pancadas à tarde.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil